/Toffoli: ” As Forças Armadas sabem muito bem que o Art. 142 da Constituição não lhes dá o papel de poder moderador”

Toffoli: ” As Forças Armadas sabem muito bem que o Art. 142 da Constituição não lhes dá o papel de poder moderador”

Em uma homenagem que recebeu de líderes do Congresso Nacional nesta terça-feira (09/06), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tofolli, rebateu interpretações de que o artigo 142 da Constituição Federal autorizaria a intervenção das Forças Armadas em outros poderes da República.

“Não há lugar para um quarto poder, para o Art. 142 da Constituição. As Forças Armadas sabem muito bem que o Art. 142 da Constituição não lhes dá o papel de poder moderador”, disse o presidente do Supremo, na live coordenada pelo líder da Rede Sustentabilidade, Randolfe Rodrigues, (REDE-AP).

Na leitura do texto, o senador disse que ‘estamos diante da mais grave crise das últimas décadas, desde a redemocratização’ e que todos superar o desafio em defesa da democracia e da Constituição Federal. “Me sinto honrado pelo manifesto porque nosso propósito é um só: defender a democracia”, respondeu Toffoli.

A menção ao artigo 142 da Constituição tem sido feita por apoiadores radicais de Bolsonaro como suposto embasamento para intervenção das Forças Armadas sobre outros poderes da República, sob alegação de que estariam invadindo a competência do Executivo. O próprio Bolsonaro já fez menção ao artigo. “E havendo necessidade, qualquer dos poderes, pode, né? Pedir às Forças Armadas que intervenham pra reestabelecer a ordem no Brasil, naquele local sem problema nenhum”, disse o presidente na reunião ministerial de 22 de abril./AE

Comente com Facebook