/Tá na Mídia. Capital reduz números da Covid-19, começa Fase 1 da retomada econômica e as movimentações da sucessão municipal em Fortaleza. Por Reginaldo Silva

Tá na Mídia. Capital reduz números da Covid-19, começa Fase 1 da retomada econômica e as movimentações da sucessão municipal em Fortaleza. Por Reginaldo Silva

A retomada O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciaram em conjunto a prorrogação do Decreto de Isolamento Social em todo o Ceará por mais sete dias, com manutenção do Isolamento Rígido em alguns municípios da Região Norte. Nas demais cidades, com exceção da capital, será prorrogada a Fase de Transição também por mais sete dias. Em Fortaleza, devido à redução dos indicadores da Covid-19, inicia a Fase 1 do Processo de Retomada Econômica, com a obrigação do controle da circulação de funcionários e clientes por parte dos estabelecimentos comerciais autorizados a abrir nessa fase.

O que vai funcionar a partir de segunda na Capital Indústria de químicos inorgânicos, plástico, borracha, solventes, celulose e papel, Artigos de couros e calçados, Fabricação de ferramentas, máquinas, tubos de aço, usinagem, tornearia e solda e comércio atacadista, Saneamento e reciclagem, Cadeia de energia elétrica, construção para barragens e estações de energia elétrica, geradores, Construção com até 100 operários por obra, cadeia produtiva com 40% do efetivo, Têxteis e roupas (indústria e comércio), Comércio de livros e revistas, Comércio de artigos de escritório, serviços de manutenção. Contabilidade, auditoria e direito, Artigos do lar, (indústria e comércio), Comercialização de flores e plantas, Cadeia moveleira,  Tecnologia da informação, Comércio de bicicletas, Cadeia automotiva, Comércio de saneantes, doces, brechós, papelarias e caixões, Comércio de higiene e cosméticos, Fabricação e comércio de aparelhos esportivos, instrumentos e brinquedos. Para o resto dos municípios cearenses, permanece a fase de transição.

O porquê da implantação da Fase 1 na Capital Camilo Santana ressalta que o avanço de fase na retomada econômica em Fortaleza só foi possível em virtude da “melhoria significativa” nos indicadores da Capital em relação aos números do novo coronavírus, mas que há preocupação sobre crescimento de casos no Interior, sobretudo na Região Norte do Estado.

A obrigatoriedade O uso de máscara continua obrigatório em todo o Estado.

Isolamento rígido Na região Norte do Estado será mantido o isolamento radical nos municípios de Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema. o governador recomendou ainda aos municípios da microrregião dessas quatro cidades que também tomem ações restritivas.

Batendo o martelo O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luis Roberto Barroso declarou neste sábado (06/06) em entrevista à Agência Brasil que agora em junho será decidido se haverá ou não prorrogação da data da eleição para este ano. “A Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional, numa interlocução construtiva, deverão bater o martelo acerca de novas datas se sepultarmos que isso seja indispensável, embora seja propósito dos ministros do TSE e dos presidentes da Câmara e do Senado não remarcar para nenhuma data além deste ano”, enfatizou Barroso.

Movimentações políticas em Fortaleza Nesta semana deixaram seus cargos para se habilitarem no processo eleitoral deste ano, os secretários de Estado, Élcio Batista, Casa Civil, e Nelson Martins, Relações Institucionais. Os secretários municipais; Samuel Dias, secretária de Governo, Alexandre Pereira, Turismo e Ferruccio Feitosa, Regional II. Todos deixaram os cargos de olho nas eleições municipais deste ano.

Movimentações políticas em Fortaleza 2 O Governador Camilo Santana(PT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) devem permanecer com a mesma união que vem  mantendo neste período de combate ao novo coronavírus. A base governista conta com uma trinca de “S”: Sarto, Salmito e Samuel Dias. Élcio Batista seria uma espécie de curinga, podendo sair como cabeça de chapa, a vice, ou a nada, seu nome está no páreo. A sucessão do prefeito de Fortaleza, passa pelo destino político futuro de Roberto Cláudio, se for o sucessor de Camilo, certamente não indicará a cabeça. Contudo, em se tratando de Ferreira Gomes, o nome ainda pode ser um outro totalmente fora deste contexto, possivelmente alguém com sensibilidade, capacidade gestora e que não esteja envolvido ou envolvida nos últimos acontecimentos políticos da Capital.

Movimentações políticas em Fortaleza 3 A Oposição liderada pelo candidato do Pros, Capitão Wagner, vai tentar construir uma candidatura defendendo a bandeira anticorrupção de Bolsonaro, mas, sem atrelar seu nome ao do presidente, buscando apoio de atuais defensores do partido Aliança Pelo Brasil, que ainda está em fase de gestação e, de ex-aliados de Jair Bolsonaro na Capital que também são antagônico dos Ferreira Gomes.

As outras frentes A cúpula nacional do PT vai insistir no nome de Luizianne Lins, o MDB também ameaça lançar candidato próprio, PSDB e DEM devem manter a dobradinha de longos anos de parceria na história nacional das duas agremiações e deve seguir com o ex-deputado estadual Carlos Matos, o PSOL, deve insistir com o deputado estadual, Renato Roseno, o PV com o deputado federal, Célio Studart e o PSL com o deputado federal Heitor Freire. Seja qual for a sigla ou os nomes que entrarão na disputa pela prefeitura de Fortaleza, a pandemia será o ponto nefrálgico da eleição deste ano!

E os parabéns vai para… O deputado estadual Jeová Mota (PDT) registrou em suas redes sociais o aniversário do governador Camilo Santana, ocorrido em 3 de junho. “Ressalto ainda, todo o seu esforço e dedicação no que diz respeito a prevenção e o combate ao coronavírus no nosso estado. Desejo a você, Camilo, muita felicidade, força e coragem para continuar lutando por um Ceará cada vez melhor!” enfatizou o parlamentar!

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

Parabéns para Quiterianópolis O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) registrou o aniversário de Emancipação Política do município de Quiterianópolis, no último dia 4 de junho, em suas redes sociais. “Meu carinho e homenagem especial aos moradores do município de Quiterianópolis, que completa hoje 33 anos de Emancipação Política, terra de gente batalhadora, de homens e mulheres que colaboram diariamente para a sua história. Parabéns, Quiterianópolis! Contem com meu trabalho e meu apoio na melhoria da qualidade de vida de toda a população. Em 2019, o parlamentar destinou aproximadamente R$ 8 milhões para o município e este ano, por ocasião das enchentes, no mês de março, atuou junto aos governos Estadual e Federal para minimizar os problemas daquele município.

Frase da Semana: “Não procuremos satisfazer a nossa sede de liberdade bebendo na taça da amargura e do ódio” Martin Luther King

Nova Russas: a primeira semana de 2019. Por Reginaldo Silva ...

Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista (4113/CE)  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

 

 

 

Comente com Facebook