/Tá na Mídia. Transição da retomada econômica, sem possibilidade de Fortal e isolamento rígido no interior. Por Reginaldo Silva

Tá na Mídia. Transição da retomada econômica, sem possibilidade de Fortal e isolamento rígido no interior. Por Reginaldo Silva

A retomada econômica O Governo do Ceará dará início nesta segunda-feira (01/06), ao período de transição para retomada econômica do Estado, denominado de Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais. O governador Camilo Santana (PT) apresentou as estratégias nesta quinta-feira (28/05), em suas redes sociais. O processo conta com uma fase de transição, em que estão contemplados 17 setores, e mais quatro fases de abertura, obedecendo a critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos.

Isolamento rígido no interior O governador Camilo Santana (PT) anunciou que o decreto prorrogando o isolamento social em todo o Estado do Ceará será publicado na noite deste sábado (30/05), com isolamento rígido em alguns municípios do Interior, como Camocim, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Itarema, Acaraú e Sobral, com vigência no período do dia 1° ao dia 7 de junho.

Fase de transição Nesta segunda-feira (01/06) voltam a funcionar: Indústria Química e correlatos com trabalho presencial de (30%), artigos de couros e calçados (20%), cadeia metal mecânica e afins (30%), saneamento e reciclagem (30%), energia (20%), cadeia de construção civil (20%), Indústria têxtil (20%), comunicação, publicidade e editoração (30%), indústria de serviços e apoio (manicures, barbearias, cabeleireiros, além da fabricação de eletrodomésticos e domésticos) também (30%), agropecuária (30%), tecnologia da informação(30%), móveis e madeira (20%), logística e transporte (30%), indústria de veículos (30%), cadeia da saúde 100% e Esporte, Cultura e Lazer (treino de atletas individuais e treino dos clubes participantes da final do campeonato cearense. Detalhe: as outras fases entram em funcionamento após análise dos dados e resultados alcançados na fase anterior.

 

 

 

 

 

 

 

Sem Fortal O governador Camilo Santana também usou as redes sociais para responder aos questionamentos sobre a possibilidade de realização do Fortal no mês que vem. Camilo foi taxativo. “É óbvio que NÃO HAVERÁ. Quaisquer eventos com grandes aglomerações estão suspensos no Ceará por tempo indeterminado. Toda medida será tomada com absoluto rigor e aval das nossas equipes de Saúde.‬” escreveu o governador.

Ciro e o Dever da Esperança O ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) realizou na tarde deste sábado (30/05) uma “live” de lançamento de seu mais novo livro: Projeto Nacional- O Dever da Esperança, a obra faz um breve histórico econômico e apresenta um projeto alternativo para o Brasil. Ciro destaca que a prática política é fundamental para construção democrática do País. ” A construção de um projeto nacional é um compromisso, um dever com a esperança, que todos aqueles, não só os setores democráticos, mas todos aqueles que tem acesso a uma formação de qualidade devem cumprir no Brasil,” destaca Ciro Gomes

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

Uma falta de ar que impressiona  As palavras são do Diretor Clínico do Hospital São Lucas de Crateús, Dr. João Victor Melo. O desabafo foi feito em suas redes sociais. “Nunca imaginei que iria passar pelo que estamos passando. Os pacientes não param de chegar, graves, com uma falta de ar que impressiona com exames que mostram os pulmões totalmente acometidos. Engana-se quem acha que são só idosos com morbidade , definitivamente não. As vezes, pacientes jovens e sem comorbidades. As vezes, mais de um paciente da mesma família.” O médico também lamenta o fato das pessoas levarem a pandemia para o campo ideológico. “ Dói saber que ainda tem gente que não acredita, Ver pessoas desdenhando, sem se cuidar, mesmo o Brasil sendo o epicentro da doença no mundo e sem nenhuma perspectiva de melhora. Ver as utis lotadas ,colegas adoecendo, pessoas queridas perdendo a batalha. Vi o cansaço no rosto dos colegas após o plantão de hoje, várias intubaçoes e pacientes que não param de chegar. Que cada um tenha consciência e façam sua parte. Que Deus nos ajude,” enfatiza o médico.

Crateús não tem mais vagas de UTI Neste sábado (30/05) a Secretaria de Saúde do município de Crateús alertou a população que a cidade está no pico de transmissão do novo coronavírus, pediu a colaboração da população para manter o isolamento social e comunicou que o Hospital São Lucas já atingiu a capacidade de 100% de ocupação dos leitos de UTI’s.

Testes rápidos e EPI’s O deputado estadual Jeová Mota (PDT) tem acompanhado às ações do Governo do Estado na região dos Sertões de Crateús. Jeová publicou em suas redes sociais a quantidade de testes rápidos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que cada município recebeu do governo. Máscaras, álcool em gel, protetores faciais, aventais, toucas e testes rápidos para ajudar os municípios no combate a disseminação do novo coronavírus. O deputado também já solicitou a ampliação de leitos de UTI’s para o Hospital São Lucas em Crateús.

Nenhuma descrição de foto disponível.

O recuo O prefeito de Tamboril, Pedro Calisto, comunicou ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que atendeu as recomendações feitas pelo órgão fiscalizador, anulando uma licitação para aquisição de “coffee break”, “buffet” e refeições pelo valor de mais de R$ 519 mil reais, destinados a várias secretarias para consumo em eventos municipais. A licitação foi realizada no dia 25 e anulada no dia 29 de maio por recomendação do Promotor de Justiça que reponde por Tamboril, Flávio Bezerra.

30 mil recuperados De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) atualizado neste sábado (30/05), às 18h 09min, foram registrados 30.395 casos curados de Covid-19. Ao todo são mais de 115 mil exames realizados, 47.822 casos confirmados, com 2.956 óbitos e uma taxa de letalidade de 6,2%.

Nova Russas- quatro praças- O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) em parceria com o prefeito de Nova Russas, Rafael Pedrosa, estão viabilizando um projeto de urbanização do município que atenderá quatro bairros do município. Será construída uma praça no bairro Pantanal, uma reforma na praça da Estação, uma reforma na praça da Igreja Matriz e uma reforma na praça do bairro de São Francisco, esta é uma reivindicação antiga dos moradores do bairro, além de um calçadão na rua Francisco Lopes, na saída para Lagos de São Pedro. O deputado federal Júnior Mano além de assegurar esses recursos também viabilizou R$ 1 milhão para área da saúde para ajudar no combate a pandemia no município.

(Projeto da Praça da Igreja Matriz)

Frase da Semana: “A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal” Machado de Assis

Nova Russas: a primeira semana de 2019. Por Reginaldo Silva ...

Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista (4113/CE)  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

 

 

 

 

Comente com Facebook