/Tá na Mídia. Isolamento social ou lockdown, Santa Quitéria registra 20 casos de coronavírus e Tamboril anuncia os três primeiros. Por Reginaldo Silva

Tá na Mídia. Isolamento social ou lockdown, Santa Quitéria registra 20 casos de coronavírus e Tamboril anuncia os três primeiros. Por Reginaldo Silva

Sábado negro A explosão do número de casos de coronavírus no Ceará poderá levar o governador Camilo Santana a decretar o lockdown (confinamento), também conhecido como bloqueio total, em pontos estratégicos do Estado. O número de mortos cresceu assustadoramente neste sábado. Se a linha se manter em ascendência, Camilo não terá alternativa a não ser aumentar o nível de segurança para tentar controlar a situação. Neste sábado (02/05), foram 99 mortos em 24h.

O avanço Em uma semana os números crescem de forma incontrolável, no sábado próximo passado (25/04), o número de mortos era de 326, hoje (02/05), já são 638 óbitos, quase o dobro. Os casos confirmados chegam a 8.309, mais de 27 mil casos em investigação e uma taxa de letalidade de 7,7%.

Isolamento social Atualmente o Estado do Ceará vive um distanciamento social, o objetivo é manter a população isolada em casa em curtos períodos, mas os serviços essenciais são mantidos. Neste caso, profissionais de segurança orientam as pessoas a ficarem em casa sem ações punitivas.

Lockdown O confinamento ou bloqueio total, é adotado em casos de grave ameaça ao sistema de saúde. O objetivo é interromper totalmente qualquer atividade ou circulação de pessoas. Neste caso há punições para quem desobedecer as medidas. No lockdown fica autorizado apenas a circulação para compra de comida e medicamentos ou o transporte de pessoas para atendimento de saúde. Os serviços de segurança e coleta de lixo também permanecem. O Maranhão foi o primeiro Estado brasileiro a adotar a medida.

Sobral No Boletim semanal divulgado pela prefeitura de Sobral, o município já tem 688 casos descartados, 25 aguardam o resultado. O número de casos confirmados continua crescente no município, já são 216 casos confirmados e cinco óbitos. O prefeito Ivo Gomes tem dado total atenção ao momento crítico que vive a saúde do município, às vezes, ele mesmo orienta as pessoas em filas de bancos e lotéricas chamando a atenção para importância do distanciamento social e do uso de máscaras.

Santa Quitéria A Secretaria de Saúde de Santa Quitéria confirmou na noite deste sábado (02/05) 20 casos de coronavírus, 61 casos já foram descartados e 24 estão em investigação. O município já contabilizou um óbito e os casos também já atingem a zona rural do município.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Tamboril O secretário de Saúde, Rayney Martins, confirmou em uma live na noite deste sábado (02/05) os três primeiros casos de coronavírus no município. De acordo com o secretário os casos estariam ligados a contatos realizados com parentes de pessoas que testaram positivo no vizinho município de Monsenhor Tabosa. Rayney pediu a união dos tamborilenses neste momento, reforçou o pedido de isolamento social e destacou que a secretaria de Saúde está prestando assistência às famílias dos infectados.

O mau exemplo Na  Avenida Beira Mar onde reside a classe mais abastada da capital cearense é comum ver centenas de pessoas fazendo caminhadas e correndo na via que está em reforma, como se nada estivesse acontecendo em plena pandemia do coronavírus. Também é comum ver barracas funcionando, quando escurece, luzes acesas e o movimento de pessoas sentadas nas mesas comprovam o funcionamento.

O bom exemplo O projeto “W Solidário” entregou nesta terça-feira (28/04) na Santa Casa de Misericórdia de Sobral  doações de álcool em gel fruto da parceria entre o cantor Wesley Safadão, deputado federal Júnior Mano (PL-CE) e a empresa de cosméticos BioSeiva. A Santa Casa de Sobral registrou a entrega em suas redes sociais. O deputado Júnior Mano também fez doações na live do Jonas Esticado e Forró Real.

Dia do trabalhador diferente Neste da 1° de maio, a Fetraece participou junto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras centrais sindicais das comemorações do Dia do Trabalhador sem a presença de público. As entidades respeitando o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus realizaram  pela primeira vez na história, o “1° de Maio on-line.”

No Dia do Trabalhador a saúde foi saudada O deputado estadual Jeová Mota (PDT), aproveitou o Dia do Trabalhador para fazer uma homenagem especial aos profissionais da saúde que estão na linha de frente nesta guerra contra o coronavírus. “Neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador, nossa homenagem aos diversos trabalhadores que contribuem para o desenvolvimento do Ceará. Quero saudar, especialmente, os profissionais da saúde e aqueles que atuam nos serviços essenciais. Nossa gratidão por tudo que tem feito nesta fase difícil de pandemia do coronavírus,” escreveu o parlamentar em suas redes sociais.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Festa on line A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Olegário Abreu Memória comemorou neste 30 de abril 55 anos de contribuição a educação do município. Ao longo destas quase seis décadas de ensino, ajudou a formar as bases de sustentação de grandes profissionais espalhados pelo Brasil a fora. Grandes educadores também tem seu nome registrado na história da instituição, tanto pela transmissão de conhecimentos, quanto na formação de valores de jovens estudantes, atravessando várias gerações.

Cenário político pós-lista definitiva dos partidos em Fortaleza Embora todas as lideranças políticas estejam com os olhos voltados para conter a disseminação da pandemia do novo coronavírus, os bastidores políticos continuam fazendo suas previsões. Os partidos já com as listas devidamente fechadas pelo TRE-CE fazem suas apostas. PDT, PROS e PT que terão candidaturas majoritárias devem fazer as maiores bancadas proporcionais. Partidos como PSD, PSB, PL, REDE e Republicanos devem se fortalecer no pleito deste ano. A surpresa deve ficar por conta do PMB que se dedicou a formar um bom time na proporcional e deve fazer uma boa bancada em 2020. Confira uma das tabelas de projeções dos bastidores da política da capital cearense.

Frase da Semana: “A imaginação é mais importante do que o conhecimento.” Albert  Einstein

Nova Russas: a primeira semana de 2019. Por Reginaldo Silva ...

Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista (4113/CE)  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

 

 

 

Comente com Facebook