/Tá na Mídia. O jogo começou no estádio Presidente Vargas, a batalha agora é contra o coronavírus. Por Reginaldo Silva

Tá na Mídia. O jogo começou no estádio Presidente Vargas, a batalha agora é contra o coronavírus. Por Reginaldo Silva

Sem tempo a perder O prefeito Roberto Cláudio (PDT) teve que antecipar a abertura do Hospital de Campanha que está sendo construído no estádio Presidente Vargas. Após o esgotamento de UTIs no Ceará, o hospital vai receber 10 novos leitos para pacientes graves. A nova unidade hospitalar tem capacidade para 204 enfermarias, podendo chegar a 336, no momento ele está com 85% de obra concluída.

Sem tempo a perder 2 Com os leitos de UTIs completamente lotados é preciso correr contra o tempo. Fortaleza necessita urgentemente de mais leitos para atender os casos de alta complexidade. A capital já tem 2. 562 casos confirmados e 141 óbitos. Os casos em investigação já somam 7.035.

Maior que a seca O período de estiagem no Ceará sempre foi de muita angustia para o homem do campo, causando sofrimento e dor ao sertanejo. O novo coronavírus causa um sofrimento ainda maior, além de ser um inimigo desconhecido, ele tem uma alta taxa de contágio e se alastra rapidamente. Em um mês, já são 3.062 casos confirmados, 180 mortos, todos os hospitais estão  lotados, sem UTIs e respiradores. O vírus afeta o corpo e a estrutura do Sistema de Saúde.

“Continuamos cada vez mais firmes nessa luta” A frase do governador Camilo Santana representa o esforço que ele tem feito para tentar contornar a situação da Saúde no Estado. Camilo já ampliou de 30 para 59 UTIs o Hospital Leonardo da Vinci e pretende chegar a 130. Ele ressalta que já foram montadas 261 novas UTIs, além das existentes, contudo, o maior problema tem sido a dificuldade para compra de respiradores.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

Corona, Dengue, Zica e Chikungunya Juazeiro do Norte tem uma preocupação a mais além do combate ao coronavírus. O município deflagrou outra operação com carro fumacê para conter a proliferação de outras doenças como Dengue, Zica e Chikungunya. O prefeito Arnon Bezerra esteve na rádio Tempo FM com o Secretário de Saúde Lucimilton Macedo, para pedir o apoio da população para tentar vencer essa outra guerra. Dos três casos confirmados de coronavírus no município, dois estão curados e um está em tratamento. Atualmente existe 65 casos suspeitos em Juazeiro do Norte.

O mapa do coronavírus em Sobral O prefeito Ivo Gomes continua pedindo o apoio à população para continuarem com o isolamento social. Nas suas redes sociais, Ivo sempre reitera: “por favor levem a sério e fiquem em casa.” Esse é o recado que ele tem passado para população sobralense. O município hoje, tem 234 casos que já foram descartados, 53 casos suspeitos e 69 casos confirmados, sendo 66 na sede e 3 nos distritos.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Semi-UTI equipada O deputado estadual Jeová Mota (PDT) destinou de suas emendas individuais recursos para aquisição de uma ambulância Semi-UTI para o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Crateús. O atual presidente do Consórcio, prefeito de Monsenhor Tabosa, Jeová Madeiro, climatizou e equipou o veículo para atender casos de transferências de alta complexidade de coronavírus da regional para Sobral ou Fortaleza, atendendo aos 11 municípios do Consórcio. Neste mesmo período o parlamentar também destinou recursos para aquisição de um carro fumacê para ficar na Policlínica de Crateús e atender toda região.

Não haverá redução de salários  A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou na sessão virtual desta sexta (17/04), emenda do deputado Elmano Freitas (PT) para que não haja redução de salário dos servidores públicos estaduais da ativa, além de aposentados e pensionistas sob nenhuma condição. A iniciativa consolida legalmente a declaração feita pelo Governador Camilo Santana.

Dupla comemoração O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) teve uma comemoração dupla esta semana. No dia 16 comemorou mais um ano de vida. No dia 17, comemorou a aprovação do projeto que amplia o auxílio emergencial neste período de pandemia do coronavírus para várias categorias profissionais, dentre elas: agricultores familiares, catadores de material reciclável, taxistas, diaristas, pescadores artesanais, motoristas por aplicativo, vendedores ambulantes e mães trabalhadoras informais menores de 18 anos.

Mais um caso de Covid-19 em Ipaporanga O município confirmou mais um caso positivo de coronavírus neste sábado (18/04). Agora, Ipaporanga segue com dois casos confirmados e quatro suspeitos. Dos seis casos do município, cinco são femininos e apenas um masculino.

Comércio se manifesta em Nova Russas Uma campanha gravada por vários comerciantes do município pedem a reabertura do comércio na cidade em tempo reduzido alegando a necessidade da volta ao trabalho. O prefeito municipal respondeu aos comerciantes através de uma carta aberta, informando que o momento é de cautela e pede a compreensão de todos, uma vez que é médico e sabe da importância do isolamento social neste momento, contudo, pondera que compreende a reivindicação da classe de trabalhadores.

Plano de contingência em Nova Russas O governador Camilo Santana já sinalizou que deve prorrogar o Decreto de isolamento social que termina nesta segunda-feiria (20/04). Os comerciantes deveriam aproveitar essa próxima semana para se reunirem e apresentar um plano de contingência para a gestão municipal com o detalhamento da abertura gradual do comércio, ficando a cargo do município definir o melhor instante para essa abertura, sobretudo, quando iniciar a queda da curva do número de óbitos no Estado. A reunião entre comerciantes e a gestão para debaterem um plano de contingência  é importante e estratégica para o município continuar na linha da defesa da vida, sem prejudicar a recuperação econômica do município.

Frase da Semana ” A vida é muito curta para ser pequena.” Beijamin Disraeli

Nova Russas: a primeira semana de 2019. Por Reginaldo Silva ...

 

 

 

 

Comente com Facebook