/Nova Russas: aglomerações desrespeitam as medidas de isolamento social

Nova Russas: aglomerações desrespeitam as medidas de isolamento social

Uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde nesta pandemia do coronavírus é o isolamento social. Os órgão de Saúde orientam que as pessoas evitem qualquer tipo de aglomerações. Em caso de necessidades especiais, ao sair de casa, todos devem tomar os cuidados básicos para evitar a disseminação do vírus.

Lavar as mãos, usar máscaras e manter no mínimo um metro de distância entre uma pessoa e outra.

Em Nova Russas as recomendações dos órgãos de saúde e decretos dos governos, estadual e municipal estão flagrantemente sendo desrespeitadas em filas bancarias, as orientações do distanciamento de um metro de uma pessoa para outra não estão sendo cumpridas.

Embora o município conte com apenas um caso suspeito, é bom tomar os cuidados necessários, uma vez que os municípios que cercam a cidade já tem registros confirmados. Ipueiras e Santa Quitéria já registraram óbitos por Covid-19, Crateús e Ipaporanga também já tiveram confirmação de casos do novo coronavírus e aumenta o número de casos suspeitos na região a cada novo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

É urgente e necessário que gestor municipal faça uma reunião com os gerentes de Agência Bancárias do município para que seja apresentado um plano de contingnência, com horários alternados e com as devidas recomendações dos órgãos sanitários para atendimento da população.

A situação requer cuidados especiais e medidas urgentes a serem tomadas. É público e notório o desrespeito as medidas de proteção e as autoridades precisam fazer os encaminhamentos para orientar a população neste momento de dificuldade que todos estão enfrentando.

EM TEMPO

Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool para matar vírus que podem estar nas suas mãos.

Use máscaras caseiras ao sair de casa

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da COVID-19 se a pessoa que tossir tiver a doença.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente.

Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus responsáveis por resfriado, gripe e COVID-19.

Comente com Facebook