/Crateús: Audiência Pública vai debater disputa territorial entre os estados do Ceará e Piauí

Crateús: Audiência Pública vai debater disputa territorial entre os estados do Ceará e Piauí

Na segunda-feira, 14 de outubro, em Crateús, no Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), a partir das 8h 30min, haverá uma Audiência Pública para debater a ” Disputa Territorial entre os estados do Ceará e Piauí.” O requerimento é de autoria do deputado estadual Carlos Felipe (PC do B) e tem a coordenação da deputada, Augusta Brito (PC do B), do Projeto Atlas de Divisas Georreferenciadas, a participação dos deputados Jeová Mota (PDT), Walter Cavalcante (MDB), do presidente da Comissão de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais, Luis Carlos Mourão Maia e o comando do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, José Sarto.

A disputa territorial entre Ceará e Piauí já ultrapassa um século de questionamentos e a ministra Carmem Lúcia, determinou que o Exército realize perícia técnica nas faixas territoriais localizadas entre os Estados. O Piauí reivindica quase 3 mil km² de terras na fronteira com o Ceará. O problema teve início ainda no período Imperial e se arrasta até a contemporaneidade.

De acordo com os estudos realizados até aqui, os municípios de Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, e Carnaubal estão em uma área do litígio. Na outra, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús.

Essa Audiência Pública é uma grande oportunidade para debater o problema e esclarecer para população os pontos centrais dessa disputa judicial entre Ceará e Piauí.

(Foto: divulgação)

Comente com Facebook