/TRE-CE fará retotalização dos votos após decisão favorável a Lia Gomes

TRE-CE fará retotalização dos votos após decisão favorável a Lia Gomes

A Comissão Apuradora das Eleições 2018 determinou a retotalização dos resultados da eleição, em face de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que modificaram a situação dos registros de candidatos a deputado federal e deputado estadual julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em virtude da decisão do TSE que validou 6.598 votos de Lia Gomes PDT.

A comissão será presidida pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo e composta pelo juízes do TRE-CE Alcides Saldanha Lima e Francisco Eduardo Torquato Scorsafava.

Nos termos dos art. 247 da Resolução TSE n.° 23.554/2017, “havendo alteração na situação jurídica do partido político, da coligação ou  do  candidato  que  acarrete  alteração  de resultado,  será  obrigatoriamente  realizada nova  totalização dos  votos.” Dessa forma, o reprocessamento dos resultados esta marcado para esta sexta-feira (14/12), às 9h 30min, no gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-CE.

A fim de dar ampla publicidade acerca da retotalização, foi publicado, nesta data, 12/12, edital no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), bem como foram comunicados o Ministério Público Eleitoral e os diretórios regionais dos partidos políticos atuantes no estado.

Após a retotalização, será emitido novo Relatório de Resultado da Eleição que contemplará os votos decorrentes das alterações na situação jurídica desses candidatos e passará a integrar o Relatório Geral de Apuração das Eleições 2018.

Somente após a retotalização é possível saber se haverá ou não alteração na composição da Assembleia Legislativa do Ceará.

Comente com Facebook