/Tailândia: 8 meninos já foram resgatados, restam 4 garotos e o treinador

Tailândia: 8 meninos já foram resgatados, restam 4 garotos e o treinador

Quatro meninos foram resgatados de uma caverna alagada na Tailândia nesta segunda-feira (09/07), segundo a Marinha tailandesa. Com isso, já são oito os garotos retirados das galerias subterrâneas, 16 dias após eles terem ficado presos no complexo de túneis, em razão de uma tempestade que inundou o local. Ainda estão na caverna quatro meninos e seu treinador de futebol, de 25 anos.  

Segundo o ex-governador da Província de Chiang Rai, Narongsak Osattanakorn, os trabalhos foram retomados às 11 horas da segunda (1h em Brasília). “Todas as condições estão tão boas como estavam ontem (domingo)”, disse Narongsak. “Hoje estamos tão prontos como ontem e faremos (o resgate) mais rápido porque temos medo da chuva”, acrescentou.

As autoridades deram por concluídas nesta segunda-feira as operações de resgate depois de ter conseguido retirar oito meninos nos últimos dois dias. “Alguns dos trabalhadores precisam descansar, enquanto outros se encarregarão de preparar a jornada seguinte”, indicou Narongsak, que agradeceu o esforço das mais de 100 pessoas que participam da operação de salvamento dos menores e de seu monitor.

As autoridades analisam as previsões meteorológicas para a próxima tentativa de resgate dos quatro estudantes e seu treinador que ainda se encontram presos a quatro quilômetros de profundidade dentro da caverna. Se continuar neste ritmo, as autoridades estimam que podem completar o resgate entre terça e quarta-feira.

As operações correm contra o tempo para salvar os garotos, com idades entre 11 e 16 anos, e seu técnico, enquanto a temporada das chuvas de monções se aproxima. Os trabalhos para bombear água são incessantes e, segundo autoridades, os níveis de água no interior da caverna não aumentaram.

Os quatro garotos que foram resgatados no domingo estão felizes e têm boa saúde, de acordo com informações de autoridades tailandesas. Eles tiveram que atravessar passagens escuras, apertadas e tortuosas para chegar à saída da caverna. “Esta manhã eles disseram que estavam com fome e queriam comer khao pad grapao”, disse o governador interino, referindo-se a um prato tailandês de carne frita com pimenta e manjericão, servido com arroz.

Mesmo apresentando boa saúde, os meninos passam por exames médicos em um hospital provincial e ainda não têm permissão para entrar em contato com seus parentes, devido ao risco de infecções. Os garotos puderam ver suas famílias através de uma divisória de vidro, disse o chefe da operação./AB

 

Comente com Facebook