/Governador participa da abertura dos trabalhos da Assembleia e presta conta das ações do governo

Governador participa da abertura dos trabalhos da Assembleia e presta conta das ações do governo

O governador Camilo Santana (PT)  participou na manhã desta sexta-feira (02/02), da abertura oficial dos trabalhos na Assembleia Legislativa, oportunidade em que prestou conta das ações governamentais desenvolvidas em 2017, sobretudo, no que se refere às áreas de segurança, saúde, educação e recursos hídricos. Camilo também falou das prioridades para 2018 e subiu o tom sobre políticos que tentaram se promover quanto aos últimos episódios ocorridos no Estado em relação a segurança pública, notadamente sobre as duas chacinas no Ceará. A quem chamou de oportunistas de uma situação de crise para autopromoção. Conclamou a todos para se unirem, dizendo que sempre foi do diálogo e que o geverno estará de portas abertas para todos os segmentos que o procurarem.

Segurança

O governador citou a convocação de novos policiais militares e civis, além das turmas que já estão em formação na Academia Estadual de Segurança Pública, programa de videomonitoramento, que contemplará os municípios com população superior a 50 mil habitantes,  instalação do Batalhão do Raio nestes municípios. “O Estado está firme e determinado a combater toda e qualquer estrutura criminosa que invista contra a nossa sociedade, além de promover ações de inclusão social que visam ao combate à desigualdade”, concluiu.

 

Educação

Camilo Santana destacou o investimento do Governo do Ceará em novas escolas e no fortalecimento da carreira do magistério, além da ampliação do programa de escolas de tempo integral em que o Estado assume os melhores resultados da história. A escola pública do Ceará superou a média brasileira em leitura, escrita e matemática das crianças matriculadas no terceiro ano do ensino fundamental, e obteve os melhores resultados do Nordeste, segundo a Avaliação Nacional da Alfabetização. No IDEB, do Ministério da Educação, são 77 escolas cearenses no ranking das 100 melhores escolas públicas do país. Os 24 primeiros lugares são do Ceará.

“Passamos a apoiar cada vez mais nossos jovens para alcançar sucesso no Enem e batemos recorde de inscrição dos nossos alunos, com 99,51% de adesão, quando a média do Brasil foi de apenas 60%. Premiamos mais de quarenta mil alunos com notebooks no Programa Aprender pra Valer, além de 355 escolas municipais com melhores resultados no Spaece, que receberam recursos extras para equipamentos e melhorias. Também criamos o Avance – Bolsa Universitário, programa de auxílio aos nossos estudantes que chegaram à universidade e não tinham condições de se manter”, comentou.

Saúde

Camilo Santana reafirmou ainda o compromisso com a saúde, destacando o resultado na ampliação de cirurgias, quando o Ceará bateu o recorde histórico mais de 65 mil, 12% a mais que em 2016, e os procedimentos de transplantes de órgãos que fizeram do Ceará referência nacional, com cerca de 1.500 procedimentos em 2017.

“Para que esses números fossem possíveis, realizamos um orçamento de mais de três bilhões de reais, sendo 150 milhões de reais a mais que em 2016 no custeio. Com isso, melhoramos e ampliamos nossa rede de saúde. Construímos novas UPAS, ampliamos em 60% os leitos de emergência do Hospital de Messejana, modernizamos e ampliamos o Hospital César Cals, iniciamos o funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central e demos ordem de serviço para a construção do novo Hospital Regional do Jaguaribe”, destacou.

O governador citou ainda a parceria com a Prefeitura de Fortaleza para a construção do IJF 2 e com as prefeituras municipais para investir nas redes municipais de saúde.

Para 2018, Camilo Santana confirmou que a meta é zerar as filas de cirurgias. “Já temos reservados cerca de R$ 100 milhões para o programa, oriundos do Tesouro Estadual e vamos contratar a iniciativa privada para realizar as cirurgias necessárias”, afirmou.

 

Investimentos

Camilo Santana destacou ainda investimentos em segurança hídrica, meio ambiente, esporte e infraestrutura, além das parcerias internacionais como as negociações com o Porto de Roterdã e a chegada da empresa Fraport para administrar o Aeroporto Internacional Pinto Martins, além da chegada de empresas como Air France e KLM, que junto com a Gol vão instalar um hub ligando Fortaleza às principais cidades do mundo. Essas ações vão impulsionar a geração de emprego e renda nos próximos anos.

“Este é Ceará que reúne numa só realidade seus múltiplos e favoráveis aspectos, que olha para o futuro — inovador, competitivo e sustentável — buscando o investimento de grandes empresas internacionais, integrando sua economia aos grandes mercados mundiais, conectando continentes através dos hubs aéreo, portuário e tecnológico”, concluiu.

Comente com Facebook