/Matrículas de alunos novatos na rede estadual começam nesta segunda-feira em Fortaleza

Matrículas de alunos novatos na rede estadual começam nesta segunda-feira em Fortaleza

As matrículas para alunos novatos nas escolas estaduais, localizadas em Fortaleza, começam nesta segunda-feira (22) e seguem até o dia 2 de fevereiro. Conforme o Governo do Estado, são cerca de 15 mil vagas nas escolas de ensino médio da rede pública.

A coordenadora da Superintendência de Escolas Estaduais de Fortaleza afirmou que estão garantidas as matrículas de todos os alunos que procurarem a rede estadual. Ela comenta que “não há necessidade [de os pais ficarem em longas filas] porque o estado disponibilizou vagas para todos os novatos”.

Apesar disso, muitos pais e responsáveis lotaram a Escola Adauto Bezerra, no Bairro de Fátima, para realizar a matrícula dos estudantes. A mãe de um dos alunos disse que chegou na terça-feira (16) para pegar uma senha. A escola é uma das instituições mais procuradas da capital.

Documentação necessária

Para realizar a matrícula, os pais e responsáveis devem levar a cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4. É recomendável que o aluno apresente os documentos de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Secretaria da Educação orienta que quem não estiver com a documentação solicitada, poderá entregar à escola em outra data. Os interessados devem procurar a unidade de ensino mais próxima de sua residência e realizar a matrícula.

Nesta última fase do processo de matrícula, o atendimento é voltado a novos alunos, em geral, vindos da rede particular ou que, por algum motivo, abandonaram o ano letivo antes de sua conclusão. A gestão do processo de matrícula é realizada pela Secretaria da Educação do Ceará, por meio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e das Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), e respectivas escolas.

Remanejamento

Até sexta-feira (19), ocorreu a fase de remanejamento interno (alunos que já são da rede estadual, mas precisam mudar de escola) e externo (alunos da rede municipal, que finalizam o 9º ano do ensino fundamental, por exemplo, e terão que cursar o Ensino Médio na rede estadual). As vagas dos alunos veteranos também estão asseguradas, conforme o Governo do Ceará /G1

Comente com Facebook