/Governo do Ceará reforça ações de infraestrutura, turismo, recursos hídricos e dessalinização

Governo do Ceará reforça ações de infraestrutura, turismo, recursos hídricos e dessalinização

O planejamento das ações para melhorar a infraestrutura do Ceará e, assim, receber novos investidores e mais turistas marcou o segundo dia de reunião do governador Camilo Santana com os secretários e presidentes dos órgãos vinculados, no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial. “O nosso Estado vive um grande momento de internacionalização de investimentos. Por isso, estamos criando todas as condições necessárias para receber novas empresas e mais turistas, que certamente vão aumentar com o novo HUB da Air France/KLM e GOL”, citou Camilo Santana.

Por meio do Sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), os membros do Governo traçaram definições estratégicas para que o Estado continue a construir cenário favorável ao desenvolvimento econômico. Durante o encontro, por exemplo, foram tratados assuntos como novas estradas e projetos para a capacitação de pessoal e melhoria dos serviços em todo o Ceará. “Temos mais de 1000 quilômetros de rodovias sendo construídas, pavimentadas ou duplicadas. Vamos dar toda infraestrutura necessárias para receber bem os turistas que visitarão o estado”, complementou o chefe do Executivo.

Para o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), César Ribeiro, essa articulação no início do ano, através do MAPP, é de enorme importância para renovar o rigor dos planejamentos. “O Ceará tem feito trabalho muito forte de investimento em todas as áreas necessárias para ter ambiência para receber grandes investimentos, ligados a infraestrutura, educação, saúde, toda a parte de turismo, além de incentivos fiscais, apoio aos investidores interessados em vir para o Estado. O Governo espera injetar mais de R$ 8 bilhões no biênio 2017-2018, e também cria ferramentas para a desburocratização de negociações e acelerar o crescimento econômico, como o Ceará Veloz, por exemplo”, afirmou o secretário.

Áreas prioritárias como Segurança, Saúde, Educação e Infraestrutura Hídrica também foram amplamente debatidas neste sábado, durante o segundo dia de MAPP. Diante do quadro da seca mais severa da história do Estado, o Governo do Ceará tem se empenhado nos últimos anos em garantir investimentos para reforçar a infraestrutura hídrica dos municípios cearenses. A medida envolve série de ações de contingência, como aquisições de equipamentos para perfurar poços profundos, adaptar novas fontes de água para a população, recursos de dessalinização, dentre outras.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, afirmou que, durante o MAPP, o governador Camilo Santana pediu mais celeridade nas obras e políticas voltadas a garantir o abastecimento de água para todos os municípios cearenses. “Nós estamos numa situação crítica, que já vem se estendendo a seca mais severa de toda a história, por mais de seis anos. Mas estamos com a situação sendo controlada. Nós temos trabalhado muito nos últimos três anos em ações para diversificar as fontes hídricas das regiões metropolitanas, trabalhando com áreas subterrâneas, reuso de água, usando fontes como o açúde Maranguapinho para atender o sistema metropolitano, que vai passar de 200 litros por segundo para 400 litros por segundo”, disse Teixeira.

Em 2018, o monitoramento dos planos de governo será intensificado na área de Segurança Hídrica. Serão mais ações estruturantes, de médio e longo prazo, como também elaboração de novas políticas. “O governador nos cobrou agilidade para começar a planta de dessalinização, por exemplo. A Cagece deverá receber os estudos em abril. Em maio e junho deverá ser licitada obra”, adiantou.

Comente com Facebook