/Nova Russas: em sessão da Câmara, vereador denuncia “farra das diárias”

Nova Russas: em sessão da Câmara, vereador denuncia “farra das diárias”

O vereador Marcelo Evangelista (PT do B), subiu a Tribuna da Câmara Municipal de Nova Russas, nesta quarta-feira, (17/01), para denunciar o número excessivo de diárias tiradas em 2017 pelo prefeito Rafael Pedrosa. De acordo com o pronunciamento do vereador, o gestor municipal teria tirado mais diárias que os prefeitos de Sobral, Ivo Gomes e de Fortaleza, Roberto Claudio. O vereador invoca o Art. 37 da Constituição Federal para fundamentar sua fala, em relação aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Marcelo Evangelista relata que o prefeito Rafael Pedrosa teria tirado R$ 31.200 de diárias, enquanto o prefeito de Sobral, Ivo Gomes,  pouco mais de R$ 18 mil e Roberto Claudio, prefeito de Fortaleza, pouco mais de 20 mil, durante o mesmo período. Marcelo disse ainda que os pagamentos podem até ser legais, mais são imorais, dado o momento de dificuldades em que vive o município com salários de servidores e contratados atrasados. Outro dado levantado pelo vereador diz respeito ao fato de a maioria das diárias serem justificadas como visitas a escritórios de empresas já contratadas para prestarem serviços ao município,ou seja, as relações estariam sendo invertidas, uma vez que as empresas já prestam serviços e elas é que deveriam estar indo a Nova Russas.

A vereadora Socorrinha Holanda (PMN), que é mãe do prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal defendeu que o número de diárias tiradas pelo prefeito, sendo imoral ou não, irão continuar existindo, uma vez que o município até hoje não havia alugado um único carro. E ressaltou que se o prefeito não puder tirar uma única diária, ele estaria pagando para ser prefeito.

Além da “farra das diárias” Marcelo ainda cobrou providências por parte das autoridades constituídas no sentido de conter a onda de violência que tomou conta da cidade e cobrou o pagamento das associações que prestaram serviços ao município aradando terras relativas ao ano passado. De acordo com o vereador, já se aproxima uma nova quadra invernosa e nenhum pagamento foi efetuado.

Confira os áudios da sessão:

Comente com Facebook