/Réveillon de Fortaleza: estimativa de 1,3 milhão de pessoas no Aterro da Praia de Iracema

Réveillon de Fortaleza: estimativa de 1,3 milhão de pessoas no Aterro da Praia de Iracema

A Prefeitura de Fortaleza divulgou o plano operacional do Réveillon 2018. O evento é tradicionalmente realizado no Aterro da Praia de Iracema. O Plano foi divulgado em coletiva a imprensa nesta quarta feira (27/12), no Paço Municipal, com presença do Secretário de Turismo Alexandre Pereira.

“Nós estamos aguardando 1,3 milhão de pessoas, cerca de 650 mil turistas em Fortaleza. A Cidade está em festa, porque teremos um Réveillon muito organizado, tranquilo, com muita alegria e diversão com 12h de duração para comemorar a chegada do ano novo. Temos certeza que será um dos maiores eventos do País”, destacou Alexandre Pereira. O show pirotécnico da virada terá 18 minutos.

Dentre as atrações, subirão no palco do Réveillon 2018 de Fortaleza Xand Avião, Wesley Safadão, DJ Alok e Simone e Simaria. As apresentações nacionais ficam por conta de Luan Santana e Capital Inicial. Participam também a banda de rock cearense Selvagens à Procura de Lei, Marcos Lessa, Chico Pessoa e Fábio Carneirinho. A programação tem início às 17h do dia 31 de dezembro, com Felipe Adjafre e Gustavo Serpa ao pôr-do-sol, e encerra-se abrindo o ciclo carnavalesco da Capital, com as apresentações do Luxo da Aldeia e do Bloco Unidos da Cachorra. A contagem regressiva para a virada será comandada pelo humorista Tirulipa.

Operação Transporte Coletivo
Os deslocamentos para o Aterro da Praia de Iracema devem ser feitos, prioritariamente, utilizando o transporte coletivo (ônibus, vans e táxis). Neste ano, os participantes têm outra opção que é o bolsão de estacionamento gratuito no Riomar Fortaleza no Papicu. Os usuários deixam seus veículos e podem pegar o ônibus gratuitamente direto para o aterro da Praia de Iracema. A partir de 18h, o estacionamento estará livre, e os ônibus começam as viagens em direção à festa, de acordo com a demanda. O local de embarque e desembarque será a Av. Rui Barbosa esquina com Dep. Moreira da Rocha.

Sete linhas especiais serão criadas para fazer a ligação expressa entre os sete terminais de integração e o aterro da Praia de Iracema. Nos terminais, uma operação especial de reforço foi elaborada com o acréscimo de 115 ônibus reservas que estarão disponíveis das 18h do dia 31/12/2017 até 6h do dia 1/1/2018. A região do evento é atendida por 20 linhas regulares.

Desvios de tráfego
Um efetivo composto por 140 agentes de trânsito e orientadores de tráfego será mobilizado para garantir a segurança dos pedestres, promover o controle de circulação dos veículos, reduzir os riscos de acidentes e coibir infrações no entorno. As equipes operacionais estarão distribuídas em 40 viaturas e 20 motocicletas, além de postos fixos nos principais pontos de bloqueio.

A primeira ação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que terá início às 5h do domingo (31/12), será coibir o estacionamento em toda a área do Aterrinho, na Av. Beira-Mar, entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, além da Av. Historiador Raimundo Girão e todas as vias transversais, entre a Av. Rui Barbosa e Rua Ildefonso Albano. As proibições permanecerão válidas até o fim do evento.

Segurança Municipal
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) terá o reforço de 484 guardas municipais, que estarão distribuídos para atuar no isolamento do espigão da João Cordeiro, onde ocorrerá a queima de fogos; com salvamento aquático; apoio aos fiscais da Agefis, AMC, Etufor e Urbfor; e nos sete terminais de ônibus.

Policiamento
A Polícia Militar do Ceará contará com um efetivo de 869 policiais militares para fazer a segurança do evento no Aterro. Além disso, o órgão vai instalar ainda dez torres de observação elevada, terá uma base móvel para registrar boletim de ocorrências e um helicóptero estará disponível para o Réveillon 2018.

Já a Polícia Civil divulgou o reforço de 39 policiais, que atuarão em sistema de plantão nas delegacias especializadas, 2º DP e 34ºDP.

(Com informações PFor)

Comente com Facebook