/Aquiraz: Centro de Rendeiras Luíza Távora vai movimentar a economia local

Aquiraz: Centro de Rendeiras Luíza Távora vai movimentar a economia local

Um espaço para a produção da arte cearense, gerando empregos, atraindo turistas e movimentando a economia. Quem passar pelo novo Centro de Rendeiras Luíza Távora, na Prainha, no município de Aquiraz, vai encontrar uma grande variedade de obras com renda de bilro, renda filé, bordado ponto cruz e labirinto. O equipamento, formado por 38 boxes, foi inaugurado na noite desta quinta-feira (21), em evento com a presença do governador Camilo Santana e da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

O investimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), na construção do equipamento, foi de R$ 1.680.000,00. O processo de implementação recebeu assessoria do Governo do Ceará, por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart) tanto para revisão de regimento e regulamento como para melhoria da qualidade da produção artesanal com foco no Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses). Em parceria com a Prefeitura de Aquiraz, o Centro das Rendeiras também vai dispor de balcão de informações turísticas.

Em sua fala o Governador Camilo Santana destacou a importância do fortalecimento do artesanato cearense. “As rendeiras aqui de Aquiraz, é para vocês esse empreendimento. Estou emocionado com a beleza desse lugar. Quero agradecer minha esposa pelo carinho dedicado a esse projeto que representa as nossas raízes, nossa cultura. E podem ter certeza que o que eu puder fazer para fortalecer o artesanato do Ceará eu vou fazer. Sei que era um desejo antigo, que gracas a Deus hoje se tornou realidade, vai trazer mais emprego e renda. Viva a Prainha, vida as rendeiras e viva o artesanato!”, disse o chefe do Executivo.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, parabenizou a todos que, de alguma forma, estiveram envolvidos na construção desse sonho. “Quero agradecer a todos que dedicaram o tempo, com muito carinho, para deixar esse lugar tão lindo. Estou emocionada. Minha gratidão ao governador, não só destinando recursos, mas se preocupando com o andamento das obras, tudo com muito cuidado. E mesmo em tempos de crise, ele garantiu verba para as feiras estaduais e nacionais. Nosso artesanato teve o stand que mais vendeu na feira de Pernambuco. Agradeço em especial as artesãs, mulheres, mãe de família que estão na luta, estão aqui mostrando serviço e engrandecendo o nosso Estado”.Finalizou a primeira dama.

Comente com Facebook