/Prefeitura de Fortaleza anuncia pacote de intervenções na Praia de Iracema

Prefeitura de Fortaleza anuncia pacote de intervenções na Praia de Iracema

O prefeito Roberto Cláudio apresentou, nesta sexta-feira (16/12), no Estoril, um pacote de intervenções na Praia de Iracema. O Planejamento Estratégico Colaborativo da Praia de Iracema propõe ações definitivas para revitalizar o espaço, abrangendo oito áreas: comércio, ordenamento urbano, segurança, cultura e eventos, moradores, mobilidade urbana, meio ambiente e turismo.

A ideia do projeto é estimular uma nova ocupação na região. “O plano é um grande pacto para revitalizar a área e vai envolver obras, novos equipamentos, programação cultural e econômica e incentivos tributários para estimular a vinda das pessoas. As intervenções iniciam-se no primeiro fim de semana de janeiro e serão entregues até o fim do próximo ano. A vantagem desse projeto é que ele surgiu da Cidade, dos moradores, e essa energia foi transformada em ideia. É um grande chamado de afeto pela Praia de Iracema”, explicou Roberto Cláudio.

O projeto é resultado do trabalho de três meses do Conselho da Praia de Iracema, que envolveu o poder público, moradores, ativistas da cultura e empreendedores. Dentro do pacote de ações na área de turismo, será feita a pintura e iluminação de fachadas, instalação de wi-fi gratuito na região e a reforma e gestão da Ponte dos Ingleses.

No ordenamento urbano, foi decidida a criação de estação de apoio ao banhista, de um parque esportivo e a reforma de ruas e calçadas.

Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, na área de segurança, a Praia de Iracema vai contar com posto integrado, instalação de câmeras de monitoramento e treinamento especial de policiais.

Para o comércio, o plano vai trazer incentivos fiscais para novos empreendimentos, novo mix de negócios da Av. Monsenhor Tabosa, realização de feiras de negócios locais e o incentivo à formação profissional de pessoas em situação de rua.

Já na área de cultura e eventos, o Prefeito anunciou que serão criados uma galeria de arte urbana ao ar livre na AV. Historiador Guarino, um galpão multifuncional de economia criativa, a Quarta Cultural Iracema e a contrapartida dos eventos privados que serão investidos no bairro.

Nas ações voltadas para o meio ambiente, a ideia é que a região tenha 100% do seu lixo reciclado.

Com os moradores será feito o programa de benefícios para quem habita na região e a instalação de brinquedos na praça infantil.

E para a mobilidade urbana as bicicletas ocuparão lugar de destaque, por meio do estímulo no sistema gratuito de locação e dos bicicletários.

(PFor)

Comente com Facebook