/Maranguape: novo mutirão de cirurgia de catarata

Maranguape: novo mutirão de cirurgia de catarata

A Catarata é uma doença que tem como causa principal o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Ela ocorre com mais frequência em idosos, mas existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com a doença. O sintoma mais comum é a perda visual progressiva tanto para perto quanto para longe.

Neste último sábado (10/12),  48 pacientes, que estavam na fila de espera desde 2016, passaram pelas cirurgias de catarata no Hospital Municipal Doutor Argeu Braga Herbster. Após o procedimento, todos os pacientes receberam colírio específico para o pós-operatório. Neste ano de 2017, a Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria de Saúde, já realizou 111 cirurgias de catarata em quatro mutirões.

Estavam agendadas 60 cirurgias oftalmológicas, mas 12 pacientes foram contraindicados após avaliação para o procedimento. As cirurgias foram realizadas pelos médicos Dr. Francisco Airton de Vasconcelos, Dr. Ronald Tavares Parente e Dra. Joana Tássia Pinheiro de Figueiredo.

Para agendar o procedimento, os maranguapenses devem procurar a Secretaria de Saúde com a Carteira de Identidade, Comprovante de Endereço e Cartão do Sistema Único de Saúde. Esses pacientes foram encaminhados do Posto de Saúde ou da Policlínica de Maranguape e passaram por uma triagem.

 

 

Comente com Facebook