//Tribunal de Justiça vai realizar Semana Estadual de Sentenças e Baixas Processuais

Tribunal de Justiça vai realizar Semana Estadual de Sentenças e Baixas Processuais

Compartilhe!

As unidades judiciárias farão esforço concentrado durante a Semana Estadual de Sentenças e Baixas Processuais do Judiciário cearense, de 11 a 19 de dezembro deste ano. Os objetivos são promover maior celeridade aos julgamentos, cumprir metas e melhorar as estatísticas processuais.

Conforme a Portaria nº 1.863/2017, assinada pelos desembargadores Gladyson Pontes, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e Francisco Darival Beserra Primo, corregedor-geral, a mobilização na Comarca de Sobral (Região Norte do Estado) ocorrerá de 20 a 24 de novembro, em razão da instalação do sistema eletrônico de processos.

Ainda de acordo com o documento, publicado nessa terça-feira (14/11), durante o período, haverá produção de sentenças e a efetivação de baixas processuais. Os magistrados deverão atuar, em regime de mutirão, para analisar todas as ações não baixadas, com a finalidade de efetivar o trânsito em julgado, a remessa em grau de recurso, a baixa ou o arquivamento definitivos.

A prioridade será para julgamento de casos enquadrados em metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Participarão todos os servidores das Varas, Juizados e Turmas Recursais, sob a supervisão dos juízes titulares, auxiliares ou em respondência. No TJCE, atuarão em regime de mutirão a Secretaria Judiciária e os Gabinetes de Desembargador.

Pela portaria, “ficam suspensos, excepcionalmente, o atendimento ao público e a fluência dos prazos processuais, em todas as unidades judiciárias no período de realização da Semana Estadual de Sentenças e Baixas Processuais, sem prejuízo das audiências e sessões já agendadas, bem como os atendimentos em caráter de urgência”.

A Corregedoria-Geral da Justiça acompanhará, diariamente, os dados relativos às atividades da mobilização. As unidades com melhor desempenho serão certificadas, sendo cinco de cada Entrância, que é o agrupamento das comarcas conforme o tamanho: Inicial (pequeno porte), Intermediária (médio) e Final (grande). O reconhecimento será para aquelas que obtiverem maior número de sentenças, maior redução do acervo. Os cinco Gabinetes de Desembargador com resultados mais representativos também ganharão certificados.

 (TJCE)


Compartilhe!

Comente com Facebook