/ARARENDÁ É O PRIMEIRO COLOCADO EM EDUCAÇÃO NA AVALIAÇÃO DO SPAECE 9º ANO. POR REGINALDO SILVA

ARARENDÁ É O PRIMEIRO COLOCADO EM EDUCAÇÃO NA AVALIAÇÃO DO SPAECE 9º ANO. POR REGINALDO SILVA

Qual o futuro estamos reservando para nossas crianças e adolescentes? Essa é uma preocupação que não compete somente as autoridades políticas responderem. Mas a cada um cidadão e cidadã que faz parte do conjunto que denominamos de sociedade.

Ararendá  começa a dar os primeiros passos em direção a dias melhores, investindo em educação. Analisar os dados educacionais da região nos leva a uma reflexão sobre o que estamos proporcionando aos nossos jovens em termos de políticas de oportunidade.

Seria injusto da minha parte, credenciar o sucesso da educação aos dados atuais de uma única gestão. O sucesso é fruto de conjunto de ações que os últimos gestores destinam a política educacional. Como andam as nossas escolas? Qual o grau de incentivo financeiro dado aos professores? quando foi o último concurso público? Como anda a merenda dos nossos alunos? Qual é a qualidade do nosso transporte escolar? Essas perguntas precisam ser respondidas pela sociedade. Ela é a maior responsável pela cobrança de políticas públicas voltadas para a educação de seus filhos.

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), criado em criado em 1992, fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade a todos os alunos da rede pública.

As avaliações em larga escala possibilitam  analisar a distância de aprendizagem entre o percentual de estudantes que se encontra nos níveis mais altos de desempenho e aqueles que estão nos níveis mais baixos. Assim, é possível identificar o que vem dando errado, para a partir daí, traçar novas diretrizes.

Em relação ao 9º ano, na avaliação em Língua Portuguesa, Ararendá fica a frente de todos os municípios da região. Apenas três municípios estão no nível adequado ou satisfatório em Língua Portuguesa e Matemática: Ararendá Ipueiras e Ipaoranga.

Na classificação geral do Estado Ararendá também foi destaque ocupando o primeiro lugar com maior pontuação. Seguida na nossa região por Ipaporanga que ficou em 15º e Ipueiras em 16º.

O Avanço educacional compete a sociedade, que mais do que nunca deve estar vigilante na escolha de seus legítimos representantes, pois, não se pode pensar em educação, apenas como instrumento de transformação da sociedade, são seus filhos que estão recebendo uma formação que irão levar para o resto de suas vidas.

A educação transforma. A ação efetiva a transformação!

Comente com Facebook