/5 dicas para se destacar na prova de Ciências Humanas do Enem

5 dicas para se destacar na prova de Ciências Humanas do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é porta de entrada para as principais universidades do Brasil e uma das provas aplicadas no Exame é a de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

Evandro Machado, professor de história do Me Salva!, plataforma de ensino, listou algumas dicas para os estudantes conseguirem bons resultados nesta disciplina. Confira:

Estude as provas anteriores

O Enem, assim como muitos concursos, é realizado com níveis de dificuldade muito próximos em diferentes anos. Ainda que questões próprias da atualidade mudem – por exemplo, dificilmente veremos questões sobre mega eventos neste ano, como por exemplo “Olimpíadas” – muitas questões podem ter relação em diferentes períodos em que a prova é aplicada. Além disso, estudar provas passadas é uma boa forma de conhecer os métodos utilizados para aplicar questões na prova do ENEM. Todas as provas anteriores estão disponíveis na internet.

Mantenha atenção nos assuntos polêmicos da atualidade

O Enem é famoso por problematizar alguns assuntos polêmicos. Preste atenção em questões de filosofia, sociologia, história e geografia que cobram assuntos que dividem opiniões na sociedade. Assuntos como feminismo, homossexualidade, cotas étnico-raciais, e outras questões polêmicas costumam ter um peso importante na prova. Acima de tudo, é preciso ter muito cuidado na hora de responder esse tipo de questão – ferir os Direitos Humanos é impensável!

Tenha uma base de estudo na questão ambiental

Em várias provas anteriores de diferentes áreas do conhecimento, sobretudo nas Ciências Humanas e suas tecnologias, a questão ambiental foi um tema recorrente. Esse é um assunto importante e que quase sempre é deixado de lado na hora do estudo, mas que requer muita atenção na hora de responder algumas questões.

Pratique a sua interpretação de texto

As provas do Enem, em sua essência, têm apresentado um alto nível de cobrança no quesito interpretação de texto. Entretanto, muitas pessoas pensam que estudar o texto escrito já basta – não, não! É importante estudar e praticar a interpretação de todas as formas possíveis de texto, sejam elas as narrativas escritas, as imagens, os filmes, as charges, os poemas e até mesmo alguns álbuns de música. Interpretação de texto é visão de mundo, e isso é muito cobrado no Enem.

Tenha atenção na relação passado-presente

Essa dica é primordial para quem quer se destacar no Enem. Principalmente para quem tem dúvidas sobre a parcela da História na prova de Ciências Humanas. A relação entre o passado e o presente é muito importante na prova – e na vida! Preste muita atenção aos enunciados das questões. Quando for necessário realizar essa relação entre a História e o que se passa atualmente, tenha bem claro o que profissionais da História dizem: é preciso conhecer o passado para entender um pouco melhor o presente, mas que as coisas não acontecem da mesma forma duas vezes. Aposto muito em questões de política na história.

( tribuna do Cearà )

Comente com Facebook