//Polícia de São Paulo faz nova operação na região da Cracolândia

Polícia de São Paulo faz nova operação na região da Cracolândia

Compartilhe!

Pela segunda vez em menos de um mês, a Cracolândia, na região central de São Paulo, passou por operação policial. Na manhã deste domingo (11), agentes da Força Tática e da Tropa de Choque da Polícia Militar e homens da Guarda Civil Metropolitana chegaram por volta das 6h na Praça Princesa Isabel, que concentra a maioria dos usuários de drogas. Com a ação, os usuários atearam fogo nas barracas. Os bombeiros foram acionados para conter o fogo. Após o fim da operação, funcionários da prefeitura iniciaram a limpeza do local.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, na ação foram presos dois traficantes, apreendidos 774 gramas de droga e R$ 1,6 mil em dinheiro.

Ações

O prefeito João Doria e o governador Geraldo Alckmin foram à região da Cracolândia após o encerramento da ação, por volta das 7h30. “Esse é um trabalho permanente, não vai resolver do dia para a noite. Não deve haver concentração [de usuários] porque facilita a vida do traficante e dificulta a abordagem”, disse Alckmin.

O prefeito João Doria disse que as ações na Cracolândia continuarão. “Não tem recuo. Vamos continuar avançando em ação medicinal, urbanística e social, o fluxo vai diminuir.”

Por meio de sua página no Facebook, o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, criticou a ação. “Alguém acredita que isso vai resolver alguma coisa! Violência contra os irmãos na Praça Princesa Isabel”. Ao publicar uma foto dos policiais em ação, ele lamentou a forma como foi realizada a operação na cidade. “Em São Paulo é assim que se faz! Dá pra acreditar!!!”

Desde o dia 21 de maio, quando foi feita a primeira grande ação policial na Cracolândia para a prisão de traficantes e apreensão de armas, a concentração de usuários, que ocorria no cruzamento da Alameda Dino Bueno e da Rua Helvétia, migrou para a Praça Princesa Isabel.

Prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura de São Paulo informou que, com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar, realizou uma ação conjunta hoje na Praça Princesa Isabel e que o objetivo era a retirada das tendas e barracas que estavam sendo utilizadas pelo tráfico.

De acordo com a nota, a ação da Polícia Militar, com apoio da GCM, foi pacífica e sem maiores incidentes. “Algumas barracas foram incendiadas por usuários e o fogo controlado pelo Corpo de Bombeiros.”

A nota esclareceu ainda que a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social enviou 54 orientadores e quatro peruas de transporte para abordar e encaminhar os usuários e que  SAMU esteve de prontidão para atender eventuais emergências. “Equipes da Secretaria de Saúde estão realizando atendimento no CAPS AD instalado na Alameda Helvetia. Na Praça Princesa Isabel começou a funcionar hoje uma unidade de acolhimento da Secretaria de Saúde.”

Segundo a nota, a prefeitura de São Paulo reitera “que manterá contínuos esforços para dar acolhimento e tratamento aos dependentes químicos e pessoas em situação de rua. Também reitera que continuará apoiando as polícias Civil e Militar, por meio da Secretaria de Segurança, no combate, ao tráfico de drogas”.

* A matéria foi alterada às 18h para inclusão de nota da prefeitura de São Paulo

(Agência Brasil)

Compartilhe!

Comente com Facebook