/Prefeito Roberto Cláudio entrega nesta sexta-feira a nova central de controle de tráfego da AMC

Prefeito Roberto Cláudio entrega nesta sexta-feira a nova central de controle de tráfego da AMC

Nesta sexta-feira, às 8h30min, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) vai inaugurar a nova central do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR). O espaço, que funciona na sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), tem a função de monitorar a circulação dos veículos e gerenciar a rede semafórica da cidade. Promete otimizar o atendimento aos acidentes, além de garantir a segurança e a fluidez viária.

De acordo com Arcelino Lima, superintendente do órgão, é possível observar diretamente do centro as imagens do trânsito em tempo real, por meio das câmeras instaladas em 40 cruzamentos da Capital.

Segundo Arcelino, as vantagens são muitas: “No caso de um acidente, por exemplo, nossos agentes são informados imediatamente e acionam os demais órgãos com o máximo de urgência, agilizando o atendimento à vítima. Ao diagnosticarmos um ponto de gargalo no trânsito, a equipe técnica já é encaminhada ao local para avaliar as soluções viáveis. Se o problema for em algum semáforo, também temos um rápido poder de resolutividade alterando o tempo semafórico ou reparando qualquer outra falha”, explica.

Câmeras

As câmeras estão retomando a operação em pontos estratégicos: centros comerciais da Aldeota e Centro, corredores como as avenidas 13 de Maio, Pontes Vieira, Bezerra de Menezes, Desembargador Moreira, Barão de Studart e locais com vocação turística como Avenida da Abolição e Avenida Monsenhor Tabosa, dentre outros.

Além das câmeras de monitoramento, o CTAFOR também dispõe de um moderno sistema que permite acompanhar a dinâmica do trânsito nas vias onde existem semáforos inteligentes.

(Blog do Eliomar)

Comente com Facebook