/Nova Russas premiada na festa da Escola Nota Dez

Nova Russas premiada na festa da Escola Nota Dez

 

 ARI4467hNa manhã desta sexta-feira (16), no Centro de Eventos do Ceará, o governador Camilo Santana entregou o Prêmio Escola Nota Dez às 301 escolas públicas do Estado que se destacaram no ano passado. Esta foi a oitava edição do evento, que acompanha os avanços das instituições de ensino cearenses incluídas no Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC), a partir de dados fornecidos pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). São avaliados alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, tendo como base resultados de alfabetização e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

 ARI4393gUm dos destaques desta edição do prêmio foi o aumento significativo no percentual de crianças alfabetizadas ao término do 2º ano em 2015 no Ceará. Em 2007 (ano em que o PAIC foi transformado em política pública prioritária), era de apenas 39,9%. No ano passado, esse número passou para 86%. “Nós saímos de cerca de 39% para quase 90% de alunos de escolas da rede pública com nível desejável de alfabetização no Ceará. Foi um avanço significativo e a evolução foi reconhecida nacionalmente. O Ceará vem gastando R$ 52 milhões só com premiações desse programa. Foi uma pactuação feita com os municípios, com metas, objetivos e resultados. E para nós é uma grande satisfação hoje ter recebido o resultado do IBEP (Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas) que mostra que, entre as 100 melhores escolas públicas do país, as 24 primeiras são cearenses e ao todo 77 são da nossa rede estadual. Isso mostra que políticas públicas sérias tornam possível construir um caminho melhor para a educação brasileira”, comemorou o governador Camilo Santana.

 ARI4496j
Presente no evento, o secretário da Educação no Ceará, Idilvan Alencar, destacou que os avanços na Educação do Estado são motivos de comemoração, mas acima de tudo alerta para que os esforços da gestão estadual sejam mantidos e ampliados nos próximos anos. “É importante a continuidade desse trabalho e manter o regime de colaboração, com foco nos alunos, na aprendizagem e no real acesso à Educação. Isso tem que ser política de estado. Transcende gestão. Não é questão partidária ou de quem ganhou eleição. Fazemos isso pelos alunos do Estado do Ceará. Nós temos dois grandes desafios: o primeiro é manter esse resultado de excelência. Não é fácil. O segundo é avançar fortemente nos resulados do 9º ano. A partir de janeiro vamos percorrer todo o Estado do Ceará”, afirmou o titular da Seduc.

Nova Russas esteve presente para receber a premiação da Escola Nota Dez das unidades Mariano Rodrigues da Costa de Canindezinho e Olmir Mendes Guedes. O prefeito Gonçalo Diogo e o Deputado Estadual Jeová Mota acompanharam a comitiva da Secretária de Educação Silvana Mendes;  gestores, professores e alunos que compareceram ao Centro de Eventos para participar da festa que celebra os campeões da educação no Estado do Ceará.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SILVANA MENDES FEZ OS AGRADECIMENTOS EM SUA REDE SOCIAL FACEBOOK

 

“Crescemos a cada ano, gradativamente, como é a educação.
Resultado que foi fruto do trabalho de uma grande equipe.
Do trabalho dos professores, que fazem a diferença na sala de aula. A partir do professor da Educação Infantil, ao do 2 ano, que prepararam o aluno para esse momento.
Do trabalho dos pais, que têm a clareza da importância do filho na escola.
Do Diretor Escolar que administra para o trabalho eficaz de sua escola.
Do Coordenador Pedagógico, que acompanha, faz interferências positivas para um trabalho docente focado no desenvolvimento dos seus alunos.
Da equipe da SME, que, de forma competente, formava, acompanhava e monitorava o trabalho dos professores.
Do trabalho do governo municipal, na pessoa do prefeito Gonçalo Diogo, que sempre teve olhos muito carinhosos para a Educação de Nova Russas, avalizando todo e qualquer projeto, toda e qualquer ação que levasse ao crescimento da Educação, em forma de compromisso em cumprir as determinações de adesão só programa PAIC, PNAIC e agora MAIS PAIC, possibilitando todas as formações aos técnicos da SME, as formações e planejamentos mensais dos docentes, o acompanhamento e monitoramento das ações.
Em forma de aquisição de materiais pedagógicos, e de reformas escolares, em forma de aumentos salariais aos docentes conforme o piso nacional e de pagamentos em dia, ou seja, em forma de valorização profissional.
Obrigada a todos pelo belo trabalho.”

Comente com Facebook