/Hillary Clinton fala após a derrota

Hillary Clinton fala após a derrota

Compartilhe!

NOVA YORK — Após uma dura derrota nas eleições presidenciais de terça-feira nos EUA, a democrata Hillary Clinton apareceu em um hotel de Manhattan, em Nova York, sob aplausos para se pronunciar pela primeira vez sobre o resultado nas urnas. Reafirmando suas plataformas de campanha, ela disse que os EUA estão mais divididos do que se pensava, mas pediu que o país dê uma chance para que o próximo presidente governe. Em uma votação surpreendente, que contrariou previsões das pesquisas dos últimos dias, o republicano Donald Trump saiu vitorioso ao superar os 270 delegados necessários para conquistar a chefia da Casa Branca.

Hillary apareceu ao lado do marido, o ex-presidente Bill Clinton, e da filha do casal, Chelsea Clinton. Ela foi fortemente aplaudida e respondeu com sorrisos e agradecimentos. No discurso, ela pediu que seus simpatizantes aceitem o resultado das urnas e construam uma nação esperançosa, inclusiva e de coração grande.

— Ontem à noite, eu parabenizei Trump pela sua vitória e me ofereci para trabalhar com ele em nome do nosso país. Espero que ele seja um bom presidente pra todos os americanos — disse Hillary. — Eu sei que vocês estão desapontados, porque eu também estou, assim como milhões de americanos. É doloroso. E continuará a ser por algum tempo. Mas Trump será o nosso presidente. E devemos a ele uma mente aberta e uma chance de guiar.(…) A eleição mostrou que os EUA estão mais divididos do que pensávamos. (…) Devemos defender os valores do nosso país.

A democrata também reafirmou alguns dos seus principais lemas de campanha, incluindo a defesa do planeta e os direitos para todos. Ela ressaltou que os EUA são grandes o bastante para homens, mulheres, imigrantes, deficientes e a comunidade LGBT — em contraste à retórica de exclusão que seu rival republicano sustentou durante a campanha, atacando a latinos e zombando de minorias. E, ainda, enviou uma mensagem aos jovens, que apoiaram a sua candidatura sobre a de Trump.

— Eu passei toda a minha vida adulta lutando pelo que acreditei. Tive sucessos e derrotas, algumas muito dolorosas. Muitos de vocês estão no começo das suas carreiras profissionais e pessoais. Esta perda dói mas, por favor, não parem de acreditar que a nossa luta vale a pena — declarou, para acrescentar uma mensagem de força feminina, uma das maiores valores levantados na sua campanha. — Para todas as pequenas meninas por aí, nunca duvide de que vocês têm valor e merecem todas as chances do mundo par alcançar seus próprios sonhos.

(O Globo)

Compartilhe!

Comente com Facebook