/O que marcou o ano no esporte

O que marcou o ano no esporte

Investigações no Futebol, quedas de mitos (e ascensão de outros) e um novo rumo para a gestão de entidades esportivas no País. Para este último dia de dezembro, O POVO lista cinco destaques do esporte neste ano que se despede

O Esporte foi berço vasto de pautas para os noticiários ao longo de 2015. Por grandes feitos de atletas, pelo ineditismo de investigações no Futebol, por queda e ascensão de mitos ou pelas polêmicas em bastidores de competições. Para este último dia de dezembro, O POVO listou os cinco principais destaques no meio esportivo neste ano que se despede.

 

FIFA NA MIRA DO FBI

No dia 27 de maio, sete dirigentes da Fifa – incluindo o ex-vice-presidente da CBF, José Maria Marin – foram presos por corrupção na Suíça. No início de dezembro, outros dois cartolas também foram presos. Presidente demissionário após o escândalo, Joseph Blatter, está banido do futebol por oito anos.

 

CONSOLIDAÇÃO DE NEYMAR

O craque viveu o ano de afirmação entre os melhores jogadores do mundo. Pelo Barcelona, foi campeão da Liga dos Campeões e artilheiro da competição. As suas atuações com protagonismo pelo clube catalão renderam indicação à Bola de Ouro, concorrendo com Cristiano Ronaldo e Messi.

 

UFC E A QUEDA DE MITOS

Não foi um ano fácil para os ídolos brasileiros no MMA. Em janeiro, Anderson Silva foi flagrado em exame antidoping, na sua volta ao octógono após lesão, e afastado por um ano do UFC. Herói nacional nos leves, José Aldo foi nocauteado este mês por Conor McGregor numa luta de 13 segundos.

 

SURFE BRASILEIRO NO TOPO

Da mesma forma que aconteceu em 2014, o Brasil fecha o ano com campeão no Mundial de Surfe. Adriano de Souza “Mineirinho”, 28, deixou para trás o australiano Mick Fanning e o brasileiro Gabriel Medina – vencedor no ano passado – no Havaí para assumir o topo do ranking mundial.

MP DO FUTEBOL

Em agosto, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Medida Provisória 671, que trata da renegociação das dívidas impondo regras de gestão em entidades esportivas. Movimento formado por jogadores, o Bom Senso FC encarou como vitória a aprovação da MP.

Comente com Facebook