/Idade da menopausa tem impacto em risco de câncer de mama, diz estudo

Idade da menopausa tem impacto em risco de câncer de mama, diz estudo

Um grupo de pesquisadores das Universidades de Cambridge e Exeter estabeleceu uma conexão entre a idade com que uma mulher entra na menopausa e o câncer de mama, mostrou um estudo divulgado nesta segunda-feira (28) pela revista “Nature Genetics”.

A pesquisa indicou que as mulheres que têm menopausa antes dos 40 anos são menos propensas a desenvolver este tipo de câncer; no entanto, têm mais probabilidades de sofrer de outras doenças, como a osteoporose e o diabetes tipo dois.

Além disso, os pesquisadores descobriram que, a cada ano que a menopausa demora a aparecer, o risco de câncer de mama sobe 6%.

A co-autora do estudo Deborah Thompson, do departamento de Saúde Pública e Atenção Primária da Universidade de Cambridge, indicou que isto é porque as mulheres que tiveram menopausa mais cedo “estiveram menos expostas ao estrogênio durante sua vida”.

A investigação concluiu que a idade natural da menopausa, que marca o final da vida reprodutiva da mulher, é geneticamente determinada, porém ainda não é possível saber a totalidade dos genes envolvidos e como eles impactam nos riscos de doença.

Os autores realizaram um estudo de associação do genoma completo de 70 mil mulheres de ascendência europeia e identificaram no total 56 variantes genéticas associadas com a idade da menopausa.

(G1)

Comente com Facebook