/Governador Camilo, Secretário Jeová Mota e representante do COB, assinam protocolo para realização dos jogos da Juventude no Ceará

Governador Camilo, Secretário Jeová Mota e representante do COB, assinam protocolo para realização dos jogos da Juventude no Ceará

O governador Camilo Santana assinou, nesta quarta-feira (29), o protocolo de intenções do Governo do Estado do Ceará com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a realização dos Jogos Escolares da Juventude, principal evento do esporte olímpico brasileiro, que vai marcar a inauguração oficial do Centro de Formação Olímpica (CFO). Essa foi a segunda visita de Camilo ao CFO após eleito.

 

“Esse sonho, que é o CFO, começou no governo Cid Gomes. É uma parceria com o governo da Dilma que vai permitir que atletas do Brasil e do mundo se preparem. É uma grande oportunidade inaugurar este equipamento com os Jogos da Juventude, que vão receber cerca de quatro mil atletas. Posso garantir que o CFO estará pronto e, entre junho e julho, estaremos aqui eu, Cid, Dilma, entregando esse equipamento de orgulho para nós”, disse Camilo.

 

Rcfo dentroO secretário de Esportes do Estado, Jeová Mota, agradeceu o empenho do governador para trazer um evento de tal porte para o Ceará. “Quero agradecer ao Camilo que, em quatro meses de governo, está aqui sendo recebido pelo COB para autorizar que o Ceará seja sede nacional desse evento. O governador autorizou todos os recursos necessários para que ele fosse realizado. E nos deixa ainda mais felizes por estarmos inaugurando o CFO, o maior centro de formação olímpica da América do Sul e que está entre os quatro maiores do mundo”, disse.

 

Após a assinatura, o governador, acompanhado do gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner; do secretário de Esportes, Jeová Mota; e do secretário de Infraestrutura, André Facó; visitou todas as instalações do Centro de Formação Olímpica, que já se encontram com as obras em fase avançada. A primeira etapa do CFO foi entregue no dia 30 de dezembro de 2014, pelo então governador Cid Gomes.

Também estiveram presentes ao evento o prefeito de Nova Russas, Gonçalo Diogo, o prefeito de Santa Quitéria Fabiano Lobo, e o Secretário Executivo da SRH, Nenem do Cazuza.

 

Jogos Escolares da Juventude

 

Os Jogos Escolares da Juventude (antigas Olimpíadas Escolares) serão realizados em Fortaleza, entre os dias 3 e 12 de setembro e vão receber as 12 modalidades da competição  deste ano.

 

O evento reúne milhares de atletas escolares de instituições públicas e privadas de ensino para uma competição de abrangência nacional, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o apoio do Ministério do Esporte.

 

Durante os dias de disputa, há uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais e educativas. O evento é realizado em duas etapas – em cidades diferentes –, com faixas etárias distintas, 12 a 14 e 15 a 17 anos. Atualmente, são disputadas 13 modalidades, sendo 11 comuns às duas etapas (atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol, vôlei, ciclismo e ginástica rítmica). A etapa de 12 a 14 anos também contempla o badminton e, a de 15 a 17, o taekwondo.

 

O CFO

 

Ligado à Arena Castelão por meio de uma passarela, o CFO forma com o estádio o maior complexo esportivo do Brasil, com 313 mil m². O Centro de Formação vai contar com 27 modalidades olímpicas e paralímpicas, além de outros esportes não previstos para as Olimpíadas do Rio, como futsal e karatê. O espaço possui quadras, salas para lutas, piscinas olímpicas, pistas de atletismo, campo de futebol, pistas de skate e BMX; quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro.

 

Um dos destaques é o alojamento no prédio principal. São 84 quartos com capacidade para 248 pessoas, incluindo apartamentos adaptados para pessoas com deficiência. No mesmo edifício, outro ponto alto é a Sala das Federações, um espaço com 200 m² dedicado às entidades, com recepção, sala de estar, almoxarifado, arquivo, bancada de trabalho com capacidade para 20 pessoas e outras quatro salas para reuniões, três delas com capacidade para seis pessoas e uma maior para 18 pessoas.

 

Para completar, o CFO vai contar com um ginásio climatizado com capacidade para 17.100 pessoas em eventos esportivos e até 21 mil para eventos culturais.

 

 

Comente com Facebook