/CEARÁ CONFIRMA 35 CASOS DE SARAMPO

CEARÁ CONFIRMA 35 CASOS DE SARAMPO

 

O Ceará confirmou 35 casos de sarampo, distribuídos em 10 municípios. O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, apontou ainda 68 casos que estão sendo investigados em 14 municípios do estado. No total, 266 casos foram notificados, destes,163 descartados. O Estado enfrenta um surto da doença desde dezembro de 2013, quando o número de casos pulou de zero para 691 casos. Desde então, 730 casos foram confirmados em 32 municípios. Desse total, 27% ocorreram em crianças com menos de 1 ano. Os municípios que investigam possíveis casos são: Fortaleza (27 casos), Caucaia (20), Itaitinga (6), Pentecoste (3), São Gonçalo do Amarante (2), Eusébio (2), Aquiraz (1), Cascavel (1), Ocara (1), Maranguape (1), Pindoretama (1), Maracanaú (1), Itapajé (1) e Itatira (1).

Para diminuir o número de casos, a Secretaria de Saúde do Estado está lançando a tirinha “vacinar é proteger”. Basta ir à Unidade de Saúde mais próxima da residência. A vacina está disponível gratuitamente. Os pais não podem esquecer de que a criança já deve receber a primeira dose da vacina assim que completar seis meses de vida.

A Secretaria da Saúde esclareceu que o surto poderá ser considerado encerrado quando se passarem 90 dias da ocorrência do último caso de sarampo. Antes do início desse surto, o Ceará passou 13 anos sem registrar casos da doença. Para enfrentar o problema, a Secretaria da Saúde promove campanhas de vacinação voltadas para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos nos municípios com casos suspeitos.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e comum na infância. É transmitido de pessoa para pessoa ao tossir, espirrar e falar. Os principais sintomas são febre, tosse e manchas vermelhas pelo corpo.

Com informações Agência Brasil

Comente com Facebook