Tá na Mídia. Pré-candidatos se movimentam nos Sertões de Crateús. Por Reginaldo Silva

8 Min. de Leitura

A luta pela sobrevivência Milhares de prefeitos prometem lotar a frente do Senado, na próxima terça-feira (03/12). Eles levam na bagagem argumentos contra a PEC 188, que trata da extinção de municípios menores. De acordo com amplo estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios, cerca de 87% destes municípios é ocupado por cidades com até 50 mil habitantes.

A luta pela sobrevivência 2 Desse grupo dos 87% dos municípios de até 50 mil habitantes, 22% que equivale a 1.252 cidades, têm menos de 5 mil moradores e 97% não arrecadam o limite mínimo de 10% de imposto sobre a receita.

Eleições do Ceará em 2020 Com o fim do recadastramento em Fortaleza, todas as cidades do Estado devem votar com biometria no ano que vem. Fortaleza foi o último município do Ceará a encerrar a revisão biométrica e o que teve o maior número de eleitores faltosos. De acordo com os dados atuais, ainda sujeitos a modificações, cerca de 5,8 milhões de pessoas estão aptas a votar com biometria no Ceará, representando 91,4% do eleitorado, hoje, composto por 6,4 milhões de cidadãos cearenses.

Fila para cadastramento biométrico em Fortaleza contornou parte do Centro de Eventos do Ceará — Foto: João Pedro Ribeiro / SVM

Suspensão à vista O deputado estadual, André Fernandes, ainda no PSL, teve seu pedido de suspensão por 30 dias aprovado pela Subcomissão de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará, agora o processo vai passar por duas comissões. A Comissão de Ética (CE) e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) devem analisar o relatório e, posteriormente liberarem para votação em plenário ou arquivarem o referido processo. André Fernandes vem adotando o estilo Bolsonaro, brigando com a imprensa do Estado, vale salientar que a “caneta bic” do presidente é bem diferente da “caneta azul” do parlamentar.

Júnior Mano em Aracoiaba Neste domingo (30/11) ocorre mais uma eleição suplementar no Estado, no município de Aracoiaba. O Deputado Federal Júnior Mano (PL-CE) apoia a chapa pura de sua legenda. O parlamentar  participou do último comício do candidato a prefeito,  Edim da Bill e do vice José Wilson, ambos do PL, na última quinta-feira (28/11). No comício, Júnior destacou que a população de Aracoiaba deve votar em quem tem compromisso com o povo acima de qualquer interesse pessoal e colocou seu mandato a disposição dos aracoiabenses.

Pré-candidaturas em Ação Em Tamboril o pré-candidato a prefeito do município Marcelo Mota (PDT) esteve nesta semana no distrito de Carvalho, ao lado do presidente da Câmara, vereador Chiquinho Cabo e da liderança Gildo Moura. Eles visitaram a instalação de poços profundos naquele distrito, solicitação do deputado estadual Jeová Mota (PDT) ao governo do Estado e prontamente atendida. O município tem encontrado alento para a escassez de água na perfuração e instalação de poços profundos nos distritos e localidades.

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Marcelo Mota, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

Pré-candidaturas em Ação 2 Em Santa Quitéria, o pré-candidato a prefeito, Marcelo Magalhães (PTB) realizou evento na CDL neste sábado (30/11) que contou com as presenças; do deputado federal Pedro Bezerra (PTB-CE), do prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra e do deputado estadual Tin Gomes (PDT). Na oportunidade, o senador Cid Gomes proferiu uma palestra falando sobre as “Perspectivas Econômicas e Políticas para o Brasil”. Em coletiva a imprensa, Cid Gomes disse que vai lutar para formar um arco de aliança capaz de vencer as eleições do próximo ano em Santa Quitéria.

Pré-candidaturas em Ação 3 Em Nova Russas, a pré-candidata a prefeito, Giordanna Mano, participou na manhã desta sexta-feira (29/11) da assinatura da Ordem de Serviço de obras na área de infraestrutura, representando seu esposo o deputado federal Júnior Mano. À noite,  Giordanna esteve no distrito de Major Simplício acompanhada de vereadores e lideranças locais, participando da abertura dos festejos da padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

Pré-candidaturas em Ação 4 Em relação ao município de Crateús, o empresário da rádio Educadora e do Laboratório ITA, Lourival Rodrigues, teve seu nome homologado neste sábado (30/11) pelo Podemos como pré-candidato a prefeito de Crateús. Estiverem presentes no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a presidente nacional da sigla, deputada federal, Renata Abreu (SP), os senadores, Álvaro Dias (PR), Eduardo Girão (CE) e Elamano Férrer (PI). O deputado federal Capitão Wagner (PROS-CE), também marcou presença no evento.

Pré-candidaturas em Ação 5 Lourival Rodrigues deve seguir em Crateús a orientação da sigla defendida pelo senador e candidato a presidente da República na última eleição, Alvaro Dias. O partido fechou questão sobre sua linha de atuação em todo território nacional: vai defender uma “Democracia Direta”, “sem extremismos”. O Podemos hoje tem a segunda maior bancada do Senado e se compromete a dar apoio aos municípios que terão candidaturas próprias em 2020, principalmente em polos regionais como Crateús.

Comarca de Monsenhor Tabosa fica O deputado estadual Jeová Mota (PDT) e o prefeito de Monsenhor Tabosa, Jeová Madeiro, estiveram reunidos nesta quinta-feira (28/11) com o juiz auxiliar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Dr. Ricardo Alexandre, da assessoria da presidência, para solicitar a permanência da comarca no município. Na ocasião foi descartada a extinção da comarca de Monsenhor Tabosa e ficou assegurado seu pleno funcionamento. De acordo com o parlamentar fica garantido aos taboenses o direito de resolver suas pendências jurídicas no próprio município, sem a necessidade de deslocamento para outras cidades.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

Nota de Repúdio O sindicato dos Servidores Públicos de Tamboril publicaram na última segunda-feira (25/11) uma Nota de Repúdio contra a gestão municipal de Tamboril. A Nota diz que o prefeito Pedro Calisto não vem cumprindo com o prometido de pagar o 13º salário na data de aniversário do servidor, já estando os meses de setembro e outubro em atraso. Os servidores, alegam na Nota de Repúdio, que os salários do mês não obedecem a uma data fixa e são pagos tardiamente. Eles cobram providências urgentes para regularização da situação.

Dez Títulos Na próxima sexta-feira (06/12) a Câmara Municipal de Nova Russas realiza sessão solene para entrega de dez Títulos de Cidadãos Nova-russenses. Serão agraciados com as comendas; o ex-deputado, Antonio dos Santos, o juiz federal, Augustino Chaves, o deputado estadual, Bruno Pedrosa, o desembargador, Teodoro Santos, o médico cardiologista, Cleiton Melo, o vereador do município, Hudson Guilherme, o contador Nicodenes Marques, o diretor escolar, Inácio Rocha, o Secretário de Cultura do município, Odirlei Souto e a advogada, Giordanna Mano, esposa do deputado federal Júnior Mano. Na oportunidade também será lançado um livro contando a história e evolução do Poder Legislativo de Nova Russas.

Frase da semana: “ Para a mente obtusa, toda a natureza é sombria. Para a mente iluminada, o mundo inteiro arde e faísca com luz.” Ralph Waldo Emerson

 *Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar Notícia