/Tá na Mídia. Por Reginaldo Silva

Tá na Mídia. Por Reginaldo Silva

Sem controle  Em Nova Russas não existe política ambiental. Nesta semana nas proximidades do morro do Serrote na saída para Ararendá, o fogo e a fumaça fecharam o tempo. Crianças e idosos dos bairros do Sagrado Coração de Jesus, São Francisco e Tamarindo foram os mais prejudicados, com a poluição do ar e ao agravamento de doenças respiratórias. A pasta não tem um titular, não existe nenhuma mobilização por parte da gestão para o controle dessas queimadas, não há campanhas de esclarecimento e este ano a secretaria já gastou aproximadamente R$ 100 mil reais.

Ressaca da Festa de Agosto Esta semana a prefeitura de Nova Russas liberou o pagamento de alguns alvarás de servidores ainda referente ao mês de agosto, do acordo de 2008, quando já estamos nos aproximando de outubro. Nem todos foram contemplados. Algumas pensionistas também ainda aguardam seu pagamento referente a agosto. Depois das festas, o jeito é descobrir um santo para cobrir outro.

Cabide de emprego De acordo com o Conselho Municipal de Saúde do município de Nova Russas o número de profissionais contratados já se equivalem ao número de profissionais efetivos na área da saúde. Em determinados casos, existem órgãos com 100% de contratos lotados no departamento, mesmo assim, a prefeitura não realiza concurso, é mais salutar continuar operando no modelo do apadrinhamento para garantir mais apoio na Câmara.

Cadê o agente de saúde que tava aqui O prefeito de Nova Russas é um médico, mas falta sensibilidade no trato com a área de saúde. Existem áreas no município que estão sem a cobertura de agentes de saúde há mais de um ano. Recentemente o município fez um processo seletivo para cobrir essas áreas e já se passaram mais quatro meses da realização do certame e nenhum profissional ainda foi convocado. Uma verdadeira falta de respeito com os profissionais e com a saúde do município.

O lixo é uma bomba O ex-secretário de Infraestrutura de Crateús, Deoclides Bezerra será ouvido nesta próxima semana pelo Ministério Público do Estado sobre a empresa Impacto, prestadora de serviço de coleta de lixo no município. Deoclides já deu uma entrevista em uma emissora de rádio local falando sobre o envolvimento do prefeito Marcelo Machado com a referida empresa. Agora ele está prometendo apresentar documentos ao MP que comprovem essa ligação perigosa. A expectativa é grande, principalmente  para os concorrentes de Marcelo que aguardam fatos novos.

Não é notícia repetida Esta semana o Ministério Público de Santa Quitéria através do promotor de Justiça, Déric Funck Leite, entrou com uma terceira Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa contra o prefeito de Santa Quitéria, Tomás Figueiredo. Mais uma vez foi pedido bloqueio de bens e afastamento por 180 dias. Depois de denuncias por questão de transporte universitário e locação de máquinas pesadas, agora foi a vez de uma ACP  por conta da construção do Parque de Vaquejada Frutuoso Freire. O próprio prefeito assumiu em sessão da Câmara Municipal que usou as máquinas para execução dos serviços.

Amanhã talvez O ex-prefeito de Tamboril, Ramiro Junior entregou sua carta de desfiliação do PDT para se unir ao ex-prefeito Chico Timbó e aos irmãos Alberto e Gilberto Torres. Os três blocos tentam consolidar um nome para sair como candidato da terceira via no município.  Detalhe, quando Ramiro foi candidato a prefeito pela primeira vez com o apoio do deputado estadual Jeová Mota (PDT), nem Chico Timbó, nem Alberto e Gilberto Torres, votaram nele.

O bom vizinho Carlos Felipe (PC do B) e Domingos Filho (PSD) estão de olho em Crateús e Ipaporanga. O deputado já começou a andar na feira com sua esposa, doutora Luciene, visando as eleições do ano que vem na sede regional. Em Ipaporanga, lançaram como pré-candidato, Cleuton Bebeu.

O outro Cleuto Em Ipaporanga, o Cleuto Bezerra, ex-vereador e atual secretário de governo também pode ser um dos pré-candidatos apontado pelo prefeito Toinho Contábil. O atual prefeito de Ipaporanga já está na reeleição e terá que apontar um nome para sucessão. Na festa de comemoração dos 32 anos de Emancipação Política do município, o Chefe de Governo, Cleuto Bezerra, sempre esteve ao lado do chefe do Poder Executivo.

Pré-candidatura 1 Em Crateús, o advogado, Rogério Bonfim, continua se movimentando, ele ainda estuda um partido para se filiar, mas todas às vezes em que está no município, procura se reunir com as lideranças para trocar ideias e avançar na consolidação de sua pré candidatura. Recentemente, esteve com os ex-prefeitos, Nenzé e Zé Almir.

Pré-candidatura 2 o empresário Lourival Rodrigues, proprietário da rádio Educadora de Crateús e do Laboratório Ita, também está colocando seu nome como pré-candidato a prefeito. Lourival está organizando sua vida partidária para o lançamento oficial de sua pré-candidatura. O empresário tem dito em rodas restritas que tem muito a contribuir com o desenvolvimento de Crateús, atuando em duas áreas prioritárias, geração de emprego e saúde, uma vez que já tem experiência e continua atuando nos dois campos.

No alvo O deputado federal Júnior Mano (PL) foi bastante elogiado na imprensa do Estado pela apresentação do Projeto de Lei (PL 4562) que garante linha de crédito especial a microempreendedores individuais, microempresas e empreendedores em geral. A ideia do projeto é tornar o acesso ao crédito mais barato e  estimular o desenvolvimento de pequenos e médios negócios, movimentando a economia local e incentivando a geração de emprego e renda. Em momentos de crise econômica, toda iniciativa que estimule o emprego é sempre bem vinda.

Resultado de imagem para imagem junior mano

Votar é importante No próximo dia 27 de setembro termina o prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores do município de Tamboril. A meta do TRE é atingir 100%, contudo, até aqui dos 21.819 eleitores, já fizeram o recadastramento 18.122 correspondendo a 83,02% do eleitorado apto a votar.

Pesquisa em Nova Russas Como não foi registrada a pesquisa que passou recentemente no município de Nova Russas não pode ser divulgada, ficando os comentários restritos a pequenas rodas de amigos. Mais já é possível tirar algumas conclusões. Ela serviu para massagear o ego do chefe maior, eliminar os velhos caciques políticos, retratou que a oposição assiste o governo governar e revelou o óbvio: somente às águas de março definirão o curso do rio de 2020.

 *Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

Comente com Facebook