Tá na Mídia. Depois de Colombo é a vez do Flamengo conquistar a América. Por Reginaldo Silva

9 Min. de Leitura

Até o fim… O Flamengo conquistou a América neste sábado (23/11), no Estádio Monumental de Lima. No duelo entre brasileiros e argentinos, o clube carioca levou a melhor, venceu por 2×1 e foi o campeão da Copa Libertadores. Borré abriu o placar para o River  aos 14 da primeira etapa. No fim do segundo tempo, Gabriel Barbosa marcou os dois gols da virada que deu o título de campeão ao Flamengo.

Resultado de imagem para imagem flamengo levantando a taça libertadores

Ipueiras registra a conquista da Libertadores O empresário da construção civil da cidade de Ipueiras, Márcio Pontes, viajou aproximadamente 34 horas até a cidade de Lima, no Peru, para acompanhar a final da Libertadores entre Flamengo e River. Valeu a pena registrar esse momento histórico da conquista da Amércia, 38 anos depois da primeira conquista. O esforço do torcedor ipueirense foi registrado no Jornal Nacional.

A capital cearense parou… Em Fortaleza, torcedores do Flamengo se reuniram na Praia do Futuro para acompanhar a conquista do título. Bares e restaurantes ficaram lotados acompanhando a grande final da Libertadores entre River e Flamengo. Após a virada, a emoção tomou conta da cidade.

Nova Russas também parou… O município de Nova Russas sempre parou para os jogos do Flamengo desde os tempos do Bar do Henrique. Na final da Libertadores deste histórico 2019, foi a vez do bar do Piu lotar as ruas para comemorar o título da nação rubro-negra e depois fazer a tradicional carreata pelas ruas.

Do Esporte para Saúde  A taxa de mortalidade infantil no Ceará continua caindo. Em 2013, o número era de 12,55 por mil nascidos vivos e em 2018 a taxa caiu para 11,99. Os dez municípios com os menores índices de mortalidade no ano passado foram: Barreira (2,9) por mil nascidos vivos; Hidrolândia (3,66); Orós (3,82); Santana do Cariri (3,89); Eusébio (4,07); Jaguaretama (4,20); Cariús (4,85); Jaguaruana (4,94); Poranga (5,08) e Marco (5,16).

Do Esporte para Saúde 2 Já os municípios que apresentaram, em 2018, as maiores taxas de mortalidade infantil, por mil nascidos vivos, são: Acarape, com (44,78); Catunda (42,55); Fortim (42,33); Reriutaba (36); Ararendá (32,68); Moraújo (32,52); Forquilha (32,45); Milhã (31,85); Itatira (27,78) e Antonina do Norte (27,52).

Emprego em Santa Quitéria De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (21/11), referentes ao mês de outubro pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia. O município de Santa Quitéria teve um saldo de três vagas de empregos formais, os dados são registrados em municípios com mais de 30 mil habitantes. A diferença entre as 42 vagas criadas, contra 39 oportunidades de trabalho encerradas geram o resultado do mês. A variação de emprego no período é de 0,13%.

Emprego em Nova Russas Já os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao município de Nova Russas em relação ao mês de outubro são um pouco mais animadores.  Nova Russas teve um saldo de 24 vagas de empregos formais registradas em relação aos municípios com mais de 30 mil habitantes. Foram 41 vagas criadas no mês e 17 postos de trabalhos encerrados. A variação de emprego no período é de 2,51%. Como podemos constatar os índices de criação de empregos em municípios com população acima de 30 mil habitantes ainda é muito pequeno.

Posse no DNOCS  O deputado federal Junior Mano (PL-CE) esteve na manhã desta sexta-feira (22/11) na sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em Fortaleza, para participar da solenidade de posse do novo Diretor Geral do órgão, José Rosilônio Magalhães de Araújo. Na oportunidade, Júnior defendeu o fortalecimento da instituição com aplicação de políticas públicas que viabilizem a melhoria da qualidade de vida do homem do campo no semiárido nordestino. Os deputados federais, Genecias Noronha (SD-CE), Capitão Wagner (PROS-CE) e Heitor Freire (PSL-CE) também estiveram presentes, além dos deputados estaduais; Walter Cavalcante (MDB) e Aderlânia Noronha (SD).

Saúde e Esporte O deputado federal Junior Mano (PL-CE) destinou recursos para o município de Mauriti no valor de R$ 1,3 milhão que serão destinados para o custeio na área da Saúde. O prefeito Mano Morais agradeceu em suas redes sociais ao parlamentar pela liberação dos recursos. Nesta semana, Júnior Mano também esteve com o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio debatendo projetos na área do Esporte. O amigo Nika Godin também participou do encontro.

Juventude do Cariri A nova-russense Milena Camelo, Secretária de Jovens da Fetraece, foi uma das organizadoras do Festival Regional da Juventude Rural no Cariri. O evento ocorreu entre os dias 20 e 21 de novembro, no Crato-CE. Os participantes do encontro debateram a importância da juventude, realizaram análises de conjunturas e participaram de oficinas, intercâmbio cultural e atividades lúdicas. A juventude cearense está cada vez mais consciente de seu papel na sociedade, enfatiza Milena.

A imagem pode conter: 37 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Abandonando o barco Alberto Torres anunciou oficialmente sua saída da base de apoio ao prefeito de Tamboril, Pedro Calisto. Nesta semana o ex-comandante da infraestrutura do município anunciou que vai se engajar no fortalecimento de uma candidatura de terceira via em Tamboril, pelo PSD, que tem no comando o ex-governador Domingos Filho. O PSDB de Tamboril também alimenta a possibilidade de lançar candidatura própria, sob o comando do ex-prefeito, Chico Timbó, que tem o nome de sua filha, Carol Timbó,como uma opção de terceira ou quarta via, ou ainda pode optar pelo caminho de simples apoiador.

Recuperação da estrada Ararendá-Poranga O deputado estadual Jeová Mota (PDT) participou da assinatura da Ordem de Serviço da restauração da CE 265 que liga o trecho entre os municípios de Ararendá e Poranga, nesta terça-feira (19/11). A recuperação do asfalto da ladeira entre os dois municípios deve ser concluída até o fim do ano, destaca o parlamentar. O assessor especial de Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins representou o Governador Camilo Santana.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Areninha, Brinquedopraça e Academia da Saúde O deputado estadual Jeová Mota (PDT), o assessor de relações Institucionais do Governo, Nelson Martins e o Secretário de Esporte e Juventude do Estado, Rogério Pinheiro também estiveram em Catunda inaugurando uma Areninha, uma Brinquedopraça e uma Academia da Saúde no município, ao lado da prefeita Raverna, do ex-prefeito Ernani Lima, vereadores e lideranças locais. A festa aconteceu nesta quarta-feira (20/11). O deputado ressalta que os investimentos foram da ordem de R$ 450 mil para construção dos equipamentos, que vai beneficiar todos os públicos do município.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo

Natal com Arte No sábado (23/11) a programação natalina da praça Luíza Távora, na Aldeota contou com a arte de nova-russenses e tamborilenses. As árvores da praça foram decoradas com o artesanato dos dois municípios, Nova Russas e Tamboril. A iniciativa é da primeira dama do Estado, Onélia Santana. Quatro grupos associados a Ceart são os responsáveis pela linda decoração: a Associação do Artesanato, Artista e Crochê Novarussense (Artcron); a Associação das Crocheteiras Novarussenses (Ascron); a Associação de Artesãos de Curral Grande (Artfio) e da Associação de Artesãos de Tamboril (Tamboriart). O evento ainda contou com shows e apresentações artísticas que começaram a partir das 17h.

Frase da semana: “O encontro da preparação com a oportunidade, gera o rebento que chamamos sorte.” Tony Robbins 

 *Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar Notícia