Tá na Mídia. Câmara Municipal de Nova Russas é o destaque da semana. Por Reginaldo Silva

8 Min. de Leitura

Candidaturas avulsas Nesta segunda-feira (09/12) o Supremo Tribunal Federal promove audiência pública para debater sobre a legislação de candidaturas sem filiação partidária. A audiência foi convocada pelo ministro Luis Roberto Barroso. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já se manifestou sobre o tema: “não há amparo legal para as candidaturas avulsas,” enfatiza Maia.

Aumento do FPM Nesta segunda feira (09/12) a Câmara Federal pode votar o aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios. Com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/17, do Senado, os repasses dos tributos passariam de 22,5% para 23,5% e o repasse global de 49% para 50% da arrecadação, realizado de forma gradativa em quatro anos. Esse aumento melhoria consideravelmente a vida dos prefeitos.

Resultado de imagem para imagem fpm

De olho em 2020 e 2022 O senador Cid Gomes (PDT) está se licenciando do Senado para tratar de interesses particulares. Cid também vai assumir o comando do PDT do Estado em substituição ao deputado federal André Figueiredo (PDT). O senador já fez a articulação política do clã dos Ferreira Gomes na eleição de Camilo Santana (PT) contra o senador Eunício Oliveira (MDB) e deu certo, contra o general Theóphilo (PSDB) também deu certo. O grande objetivo agora é focar na prefeitura de Fortaleza e nas cidades do interior do Estado com maior potencial eleitoral. As eleições do ano que vem serão um espelho para 2022, daí a importância de mostrar resultados.

Prisco no Senado Quem assume a vaga do Senador Cid Gomes é Prisco Bezerra, irmão do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT). Ele é empresário do setor de Educação, com atuação em Ensino Superior. Ele é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará, com MBA em Controladoria pela UFC/USP.  Prisco Bezerra nunca havia concorrido a um cargo eletivo antes e assume o mandato pela primeira vez.

Em defesa do saneamento  O deputado estadual Jeová Mota (PDT) participou do lançamento do Pacto pelo Saneamento Básico que foi lançado na manhã desta sexta-feira (06/12), pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará. O parlamentar defende o fortalecimento de políticas públicas de saneamento básico, visando à universalização dos serviços para atender, sobretudo, as comunidades mais carentes do Estado. De acordo com o deputado estadual menos da metade da população do Ceará contam com os serviços de esgotamento sanitário e isto prejudica e adoece a população mais necessitada do Ceará.

Resultado de imagem para imagem jeová mota assembleia

Rumo a Câmara de Fortaleza O ex-deputado estadual Ely Aguiar, suplente de deputado e atual presidente do PSD em Fortaleza confirma a intenção do partido de lançá-lo como vereador nas eleições do ano que vem. Ely disse que Domingo Filho tem insistido para que ele saia candidato a vereador para fortalecer a legenda na capital cearense..

Resultado de imagem para ely aguiar

Academia Nova-russense de Letras O presidente da ANL de Nova Russas, Chico Rosa reuniu alguns membros da Academia para prestigiar o lançamento do livro: Histórias, Lutas e Transformações do escritor Aécio Manuel Timbó Braga, que foi lançado em sessão solene realizada pela Câmara Municipal no Grêmio Recreativo de Nova Russas, nesta sexta-feira (06/12). A obra literária trata da trajetória e evolução do Poder Legislativo do município e teve como prefaciador o professor e Jornalista Reginaldo Silva.A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Reginaldo Silva, Francisco Das Chagas Rosa e Francisco Melo Dos Santos, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Casal nova-russense O deputado federal Júnior Mano (PL-CE)  é filho de Nova Russas e agora sua esposa, a advogada e membro da Comissão de Saúde da OAB-CE, Giordanna Mano também recebeu o Título de Cidadão nova-russense. A comenda é concedida a personalidades que prestam relevantes serviços ao município. Giordanna tem realizado expressivos trabalhos nas áreas da Saúde e Assistência Social em defesa das comunidades mais carentes. Após receber a comenda e fazer os devidos agradecimentos ela disse que sua responsabilidade aumenta com a outorga da honraria.

Judiciário em alta O desembargador Teodoro Santos e o juiz federal Augustino Chaves receberam Título de Cidadão nova-russense nesta sexta-feira (06/12) em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Nova Russas. O desembargador Gomes de Moura e a promotora de Justiça Alice Iracema, filhos de Nova Russas e os juízes da Comarca do município, Rafaela Benevides e Luis Eduardo estiveram presentes na solenidade. Teodoro ao receber o Título de Cidadão agradeceu a grande hospitalidade do povo de nova-russense quando chegou a cidade como chefe de polícia no início de sua carreira vitoriosa. Hoje, Teodoro Santos é Corregedor Geral de Justiça.

O eterno deputado Antonio dos Santos ainda carrega a alcunha pelos amigos. Grande tribuno, o ex-deputado estadual e federal, um dos membros da elaboração da Constituição do Estado do Ceará, ao subir a tribuna da Câmara Municipal de Nova Russas para agradecer o Título de Cidadão nova-russense, cantou, se emocionou, relembrou os velhos amigos da política local e regional, ressaltando a sua gratidão pela honraria recebida. Durante muitos anos a saúde de Nova Russas foi feita pela Fundação Furtado Leite, através do Hospital Sinhá Farias, serviços prestados pelo ex-deputado e agora reconhecidos pela Câmara Municipal.

Mais água para Tamboril  Marcelo Mota e Pretinho iniciaram o mês de dezembro visitando o distrito de Holanda. O advogado Marcelo Mota e ex-vice-prefeito do município conhece de perto as necessidades do povo tamborilense, sobretudo, em relação ao abastecimento de água, que é feito por poços profundos, desde que o açude Carão secou. Nesta semana Marcelo Mota visitou a comunidade do distrito de Holanda e conferiu a importância dos benefícios de abastecimento de água levados à população por intermédio do esforço e trabalho do deputado estadual Jeová Mota (PDT) e do Governador Camilo Santana.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, nuvem, céu e atividades ao ar livre

Eleição da Câmara de Nova Russas No próximo dia dez de dezembro acontece a eleição para renovação da Mesa Diretora da Casa. Dois nomes irão concorrer a presidência, o vereador e atual presidente, Adalberto Filho e o vereador, Pedro Lira.

Eleição da Câmara de Nova Russas 2 Adalberto Filho lançou a chapa completa, ele concorre como presidente, vice-presidente, a vereadora Socorrinha Holanda, 1º secretário, Marcelo Evangelista e 2º secretário, vereador Antonio Carlos. O vereador Pedro Lira concorre apenas como presidente, não apresentou os nomes dos demais membros da Mesa Diretora.

Eleição da Câmara de Nova Russas 3 O vereador Hudson Guilherme que até esta sexta-feira (06/12) era cotado como um dos candidatos a presidência da Câmara de Nova Russas desistiu de concorrer ao cargo.

Frase da semana: “A maioria das pessoas só aprende as lições da vida, depois que a mão dura do destino lhe toca no ombro.” Napoleon Hill

 *Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

 

 

 

Compartilhar Notícia