/Nova Russas: conheça os eleitos para Conselho Tutelar no município

Nova Russas: conheça os eleitos para Conselho Tutelar no município

Terminou na noite deste domingo (06/10) a apuração dos votos para Conselho Tutelar no município de Nova Russas. Os cinco mais votados foram: professor Paulo Henrique, 778 votos, Matias Simeão, 530 votos, Alana, 517 votos, Robson Carvalho, 468 e Luis Carlos 446 votos. Os cinco suplentes são; Helton Barbosa, 446 votos, Selena, 444 votos, Idel Sousa, 421, Nenen da Liduina, 402 e Joseandro Freitas 401.

Três antigos conselheiros foram reeleitos, Matias Simeão, Robson Carvalho e Luis Carlos. Alana também já foi conselheira e foi novamente reconduzida ao cargo.

O mais votado veio da região da Lagoa de São Pedro. Professor Paulo Henrique que já atua na área infantil do Ensino Fundamental e tem experiência no trato com crianças e adolescentes.

Foi uma votação equilibrada, com números de votos parecidos, contudo, no sistema democrático, prevalece aqueles segmentos que estão mais organizados, mesmo que outras regiões tenham uma representatividade maior. Enquanto a região do distrito de São Pedro permanece com dois representantes no Conselho Tutelar, outros distritos como Nova Betania, Major Simplicio e Espacinha ficaram sem nenhuma representação, já que o conselheiro Luis Carlos representa a região do distrito de Canindezinho.  A sede que tem mais de 70% do eleitorado elegeu dois conselheiros, Matias Simeão e Alana.

Essa análise é importante porque se trata de uma eleição que mexe com todo município e torna-se um laboratório para outras eleições, mesmo ocorrendo em tempos e situações diferentes.

Também é importante ressaltar que os novos conselheiros serão representantes de todo o município e terão que assistir a sede, distritos e localidades, mesmo aquelas regiões que ficaram sem representação.

Vale salientar ainda que cada eleição é uma sentença e deixa lições:

1- Os candidatos que defenderem uma bandeira mais ideológica não obtiveram êxito.

2- Aqueles, cuja campanha teve maior suporte, tiveram melhor desempenho.

3- O eleitorado nova russense continua conservador.

4- Aqueles que estão mais agrupados tem maiores chances de vitória.

Sucesso aos novos Conselheiros nessa nova empreitada e que juntos, Conselho, Poder Público, Poder Judiciário, Imprensa e Sociedade possam se unir para criar políticas públicas que cheguem de verdade às crianças e adolescentes.

Confira o resultado da eleição para Conselho Tutelar em Nova Russas

(Colaboração: Luiz Sousa)

Comente com Facebook