/Membros do CNMP querem investigação contra procurador da denuncia contra Glenn

Membros do CNMP querem investigação contra procurador da denuncia contra Glenn

Integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público devem pedir a abertura de uma investigação sobre a conduta do procurador Wellington Oliveira, do Distrito Federal por denuncia contra o jornalista Glenn Greenwald.

Uma das teses é que Wellington Oliveira pode ter infrigido resolução que regulamenta o oferecimento de denúncias ao ter acusado Glenn de um crime sem antes ter aberto inquérito ou tê-lo chamado para um depoimento.

Apesar da repercussão da denúncia contra Glenn Greenwald, uma reclamação ao Supremo não deve ser encaminhada nos próximos dias, durante o recesso do Judiciário. O plantonista da corte é o ministro Luiz Fux, considerado simpático à Lava Jato.

A estratégia do jornalista é esperar o retorno do relator, Gilmar Mendes, viu a denuncia como uma afronta a uma determinação sua do ano passado. Advogados de Glenn avaliam também pedir a rejeição ainda na primeira instância.

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que a denúncia é um ato “problemático” e “perigoso” por se tratar de situação que, segundo ele, pode cercear a liberdade de expressão.

Advogados e ministros de cortes superiores afirmam que a denúncia contra Glenn não deve prosperar por uma razão técnica.

 

Comente com Facebook