Jovens de 20 a 29 anos são foco da segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo

2 Min. de Leitura

Começou nesta segunda-feira (18/11) a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Em Fortaleza, todos os 113 postos de saúde estarão aplicando a imunização, que é voltada para adultos de 20 a 29 anos que não tenham tomado duas doses da vacina ou estejam com o esquema incompleto.

De acordo com Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a faixa etária foi escolhida porque estes jovens são os mais atingidos com surtos da doença, que tem se espalhado pelo País. A tríplice viral, que estará sendo aplicada, ainda atua contra a caxumba e a rubéola.

A vacinação segue até o próximo dia 30 de novembro, que é o Dia “D” da campanha. A orientação é que todas as pessoas que estejam dentro dos requisitos para imunização procurem as unidades de saúde. Para quem tem contraindicações à vacina, é importante que familiares, colegas de trabalho e amigos se vacinem.

Campanhas 

Com início no dia 7 de outubro, a primeira fase da campanha vacinou crianças de seis meses a quatro anos, sem imunização prévia ou esquema incompleto. Na ocasião, a meta de 100% de vacinação foi atingida.

Imunização

Esta vacina deve fazer parte da rotina de imunizações da população. O esquema vacinal é de duas doses, sendo a primeira, de tríplice viral, aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de vida, com a aplicação da tetraviral (sarampo-caxumba-rubéola-varicela)/ G1

Compartilhar Notícia