Aprece e Undime realizam primeiro encontro regional em Juazeiro do Norte

3 Min. de Leitura

Está sendo realizado, nesta sexta-feira (27), o I Encontro Regional Aprece e Undime, no auditório do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. O objetivo do evento, que acontece até o final da tarde, é promover um debate para esclarecer dúvidas sobre o Programa do PAR e sobre Prestação de Contas junto ao FNDE. A intenção foi também fortalecer as relações e a atuação das duas entidades junto aos municípios do Cariri e Centro Sul.

O evento superou as expectativas de público. Inicialmente previsto para 150 pessoas, o encontro contou com 250 participantes entre dirigentes municipais de educação, técnicos das secretarias e prefeitos. A mesa de abertura contou com a presença do prefeito de Juazeiro e presidente de honra da Aprece, José Arnon Bezerra da Aprece, que representou a entidade. A Undime foi representada por seu presidente Alessio Costa Lima e pelo presidente de sua unidade no Ceará, José Aurélio Marques. Também estiveram na abertura, a Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loreto de Lima; a técnica do FNDE, Andreia Ribeiro e a vice-prefeita de Assaré, Maria É Braga Mota, no momento como prefeita interina.

Em sua fala, o representante da Aprece no evento ressaltou a importância da iniciativa. Para Arnon Bezerra, ações como essa são fundamentais na busca pelo desenvolvimento municipal, tanto na Educação quanto nas demais áreas, através da união de interesses comuns. “Queremos, após esse I Encontro Regional Aprece e Undime, poder atingir todos os municípios da região e, através da troca de experiências e informações, ter a possibilidade de buscar um crescimento na velocidade que o mundo atual nos impõe”, disse o prefeito de Juazeiro do Norte.

O presidente da Undime/CE abordou os ganhos provenientes de uma maior integração entre Aprece e Undime e também ressaltou a importância desse relacionamento estreito com entre os municípios. “Sabemos que o regime de colaboração no Estado do Ceará tem colhido bons frutos, principalmente no campo educacional”, disse, destacando os resultados da Avaliação  Nacional da Alfabetização (ANA 2016), divulgados recentemente pelo INEP e segundo os quais o Ceará superou a média da Região Nordeste e a média Nacional em leitura, escrita e matemática.

Na pauta do I Encontro Regional Aprece e Undime estão sendo tratados assuntos como o Plano de Ações Articuladas (PAR), a Política Nacional de Inovação e Tecnologia na Educação (Pnite), o PDDE Interativo – ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação; e a plataforma Conviva Educação.

(Aprece)

Compartilhar Notícia